Criado: Quarta, 14 Agosto 2024 11:39
Evento contou com palestras sobre estratégias de cooperação jurídica e policial no cenário internacional e também marcou a transição na gestão da instituição nacional
Com foco na cooperação entre as instituições, o procurador-geral de Justiça (PGJ) do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, participou, na manhã desta quarta-feira (14/08), da abertura do 10º Seminário Longa Manus, realizado pela Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas. O evento, que ocorreu no auditório perito Antônio Carlos Oliveira, na sede da instituição, abordou inovações estratégicas e doutrinárias no âmbito policial e jurídico.
A mesa de abertura contou com a presença do PGJ, além de autoridades locais e representantes de instituições ligados à segurança pública e à Justiça. Em sua fala, o procurador-geral de Justiça destacou a importância da cooperação entre as instituições para o fortalecimento das ações no combate ao crime organizado e às infrações transnacionais, ressaltando a atuação conjunta do MPAM com a Polícia Federal em diversas frentes de trabalho.
“O Ministério Público do Amazonas tem trabalhado em estreita parceria com a Polícia Federal para garantir ações e protocolos eficazes no enfrentamento dos desafios globais que afetam a segurança do nosso estado. A cooperação discutida neste seminário é fundamental para alcançarmos resultados concretos, pois não há arma mais efetiva para enfrentar os desafios do nosso tempo que buscar o conhecimento”, afirmou o procurador-geral de Justiça.
O evento também marcou a despedida de Umberto Ramos Rodrigues do comando da Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas e o início dos trabalhos de João Paulo Garrido Pimentel como novo superintendente. Em seu discurso de despedida, Rodrigues destacou a relevância do seminário não apenas pelos conhecimentos técnicos compartilhados, mas também pela oportunidade de fortalecer a integração entre as instituições.
“Esperamos que este seminário resulte, para além dos conhecimentos técnicos, em uma boa integração entre nossas instituições, pois esta é fundamental para o fluxo das nossas investigações. É um dia muito especial e simbólico para mim e para a instituição”, afirmou Umberto Rodrigues.
Após a abertura, o seminário prosseguiu com palestras abordando temas centrais para a cooperação internacional, com destaque para a apresentação sobre a visão estratégica da Polícia Federal na cooperação jurídica internacional, ministrada pelo delegado de Polícia Federal João Vianey Xavier Filho, da Coordenação-Geral de Cooperação Jurídica Internacional.
Texto: Steven ConteFoto: Hirailton Gomes