Rephrase my No Agosto Lilás, mês dedicado à campanha nacional voltada para combater a violência contra a mulher no país, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Procuradoria Especial da Mulher, realizou, nesta quarta-feira, 14/8, o lançamento da plataforma Observatório da Violência Contra a Mulher no Amazonas. O evento ocorreu no plenário Ruy Araújo, durante Sessão Especial, presidida pela deputada estadual Mayra Dias (Avante), em celebração aos 18 anos da Lei Maia da Penha.
O presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB), enfatizou o orgulho de estar na presidência do Poder Legislativo no momento em que o instrumento de proteção à mulher é lançado e também exaltou o trabalho da deputada Alessandra Campelo (Podemos), procuradora Especial da Mulher da Casa Legislativa.
“À frente da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas, a deputada Alessandra Campelo tem realizado um trabalho sério, comprometido e que hoje dá mais um importante passo ao fortalecimento da rede de proteção às mulheres. Tenho orgulho de ser na nossa presidência que esse instrumento esteja sendo implantado. A partir de agora, não se falará mais em proteção à mulher sem falar no Observatório da Violência e sem consultar os dados que apresentará”, reforçou.
A deputada estadual Alessandra Campelo explicou que o Observatório da Violência Contra a Mulher é uma plataforma de pesquisa, que tem o objetivo de monitorar, coletar e analisar dados sobre violências praticadas contra mulheres no Amazonas, bem como promover a integração entre órgãos que denunciam, investigam e julgam os casos ou acolhem vítimas.
“O diferencial desta plataforma é que ela permitirá a realização de pesquisas, coletas de dados primários no Amazonas. Porque hoje os órgãos de pesquisas realizam pesquisas no Brasil inteiro, e eles tiram dados, estatísticas por estados, e revelando apenas dados secundários”, apontou Campelo.
Acesso
O Observatório poderá ser acessado por meio do endereço eletrônico observatorio.aleam.gov.br, conforme informou a deputada Alessandra, explicando que o mesmo será coordenado pela Procuradoria Especial da Mulher da Aleam. Campelo destacou, ainda, que o Observatório é uma ferramenta perene da Casa Legislativa, visto que foi instituído por meio da Resolução Legislativa nº 1.049, de 02 de julho de 2024.
“Isso é inédito no Amazonas, e preciso agradecer ao presidente Roberto Cidade e a todos os deputados e as deputadas que acreditaram neste trabalho, aprovando a Resolução Legislativa, onde qualquer órgão poderá usar estes dados para a promoção de políticas públicas de proteção às mulheres”, celebrou a deputada.
O entendimento de que é preciso mais do que produzir Leis, é necessário criar mecanismos para entender a realidade da mulher amazonense, para que possam ser criadas, ou fortalecidas, políticas públicas corretas foi reforçado pelos deputados Rozenha (P
Assembleia Legislativa do Amazonas realiza lançamento do Observatório da Violência Contra a Mulher
Deixe um comentário