A fumaça que está encobrindo a cidade de Manaus desde o último sábado (10/8) tem sido motivo de preocupação para os parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) devido aos possíveis impactos na saúde da população devido à má qualidade do ar. O deputado Comandante Dan (Podemos) expressou sua preocupação com a situação, que parece estar se agravando a cada dia. Ele ressaltou a importância de compreender esse “novo normal” para implementar medidas de proteção à saúde, à navegação, ao tráfego urbano e à economia, a fim de garantir a sobrevivência da população.
O deputado Wilker Barreto (Mobiliza) destacou que os idosos, crianças e asmáticos são os mais afetados pela fumaça e estão sobrecarregando os hospitais devido à qualidade do ar insalubre em Manaus. Ele criticou a falta de medidas efetivas para resolver o problema e encaminhou requerimentos aos órgãos competentes questionando as ações tomadas.
A deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) abordou a questão da estiagem e a necessidade de medidas para amenizar seus efeitos, como a instalação de poços artesianos. Ela ressaltou a dificuldade em combater rapidamente as queimadas e encaminhou requerimentos à Defesa Civil para a instalação de poços artesianos em comunidades mais afetadas pela seca. Segundo a parlamentar, isso permitiria que as próprias comunidades combatessem os incêndios no início, garantindo a segurança dos moradores. Ela também alertou para a importância de se preparar para os próximos meses, já que o verão amazônico está apenas começando, e que as comunidades enfrentam esse problema ano após ano.