Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Hidroginástica nos Centros de Convivência da Família, do Governo do Estado, beneficia jovens, adultos e idosos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Hidroginástica nos Centros de Convivência da Família, do Governo do Estado, beneficia jovens, adultos e idosos
Governo do Amazonas

Hidroginástica nos Centros de Convivência da Família, do Governo do Estado, beneficia jovens, adultos e idosos

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Os frequentadores encontram no exercício aquático um aliado eficaz para manter a saúde em dia

Em busca de melhorar a saúde e o bem-estar da população, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de assistência social (SEAS), está oferecendo hidroginástica para jovens, adultos e idosos que frequentam os Centros Estaduais de Convivência da Família (CECF). O exercício aquático traz inúmeros benefícios físicos e é uma excelente aliado para o equilíbrio entre a mente e o corpo.

Fotos: Kerolyn Leigue/SEAS

As aulas são realizadas no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova; Centro de Convivência do Idoso, no bairro Aparecida; e no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, no Santo Antônio. Os espaços contam com piscinas amplas e totalmente adequadas para a prática da hidroginástica.

Stephanie Oliveira, de 28 anos, conta que desde que começou a realizar a atividade física no CECF Magdalena Arce Daou, há cerca de dois meses, se sente mais disposta e com energia para os seus afazeres do dia a dia.

“A hidroginástica tem sido muito benéfica para meu bem-estar físico. Antes, eu estava sedentária e indisposta, mas após começar os exercícios, me sinto muito mais disposta. O que mais me motiva a continuar é a sensação de renovação e disposição que sinto ao final de cada aula, o que me ajuda a começar o dia com mais energia”, explicou.

As aulas são realizadas combinando exercícios de baixo impacto com a resistência da água, o que melhora os movimentos do cotidiano e a saúde em geral, incluindo a prevenção de doenças como depressão e ansiedade. Segundo dona Maria do Perpétuo Socorro, de 63 anos, que frequenta o Ceci Aparecida, a hidroginástica foi fundamental para a sua saúde mental.

“A hidroginástica trouxe benefícios significativos para minha saúde física e mental. Melhorei minha mobilidade e aliviei dores na coluna, além de ter sido importante para superar a depressão. A prática regular me trouxe mais disposição e alegria. Frequento as aulas duas vezes por semana, o que tem sido muito benéfico para minha rotina”, destacou.

Nos centros, as aulas são conduzidas por profissionais qualificados, garantindo a segurança e a eficácia dos exercícios e oferecendo suporte adicional para o bem-estar dos frequentadores. O professor Renato Augusto, instrutor de hidroginástica no Ceci Aparecida, destaca que a atividade traz muitos benefícios, pois exige do corpo humano mais esforço que o exercício comum, contribuindo para a saúde de uma forma geral.

“Os benefícios da hidroginástica são amplamente reconhecidos. A prática regular melhora a imunidade, reduz a ansiedade e combate a depressão. Além disso, a hidroginástica oferece um plano de exercícios estruturado que atende tanto às necessidades de tratamento quanto à prevenção, proporcionando melhorias significativas para a saúde física e emocional dos participantes”, explicou o professor do Projeto + Vida, Renato Augusto.

Diariamente, cerca de 150 pessoas participam, diariamente, das aulas de hidroginásticas promovidas em cada um dos três centros de convivência. Cada turma contém aproximadamente 55 alunos, que participam em horários distintos, dependendo da demanda dos centros de convivência.

A gerente da REDE de Proteção, departamento responsável pela gerência dos Centros Estaduais de Convivência da Família, Rita Abecassis, destaca a importância da prática para o fortalecimento de vínculos da comunidade. Ela ressalta, ainda, que para ser inserido nas turmas, é imprescindível o encaminhamento médico

“A hidroginástica nos Centros de Convivência melhora a força, equilíbrio e flexibilidade, beneficiando tanto idosos quanto jovens. Disponível em três centros com piscina, a atividade exige encaminhamento médico e exame de aptidão física das pessoas interessadas. O projeto Mais Vida, conduzido por profissionais especializados, organiza grupos conforme as necessidades dos participantes, promovendo saúde e independência”, enfatizou Rita Abecassis.

Inscrição e turmas

Para se inscrever nas aulas, a pessoa interessada deve procurar o setor Psicossocial de um dos centros de convivência e apresentar documentação básica com foto, além de encaminhamento médico e exames, incluindo um exame de aptidão física fornecido pelo cardiologista, para garantir que o participante esteja apto para as atividades.

O setor Psicossocial encaminha o usuário ao projeto Mais Vida, onde os profissionais de educação física especializados em hidroginástica incluem o NOVO participante na turma adequada. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h. As turmas são divididas em grupos com horários variados ao longo do dia.

O post Hidroginástica nos Centros de Convivência da Família, do Governo do Estado, beneficia jovens, adultos e idosos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasGoverno do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Policiais militares participam de plano de instrução para atendimento de ocorrências de roubo a coletivos
Próximo artigo Sine Amazonas divulga 134 vagas de emprego para esta segunda-feira

Mais notícias desta categoria

UGPE promove a 7ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+, no Parque Rio Negro

4 horas atrás

Mutirão da Cidadania: SSP e Sejusc atendem mais de 10 mil pessoas nos PACs de Manaus

5 horas atrás

Sedurb e UGPE apresentam programas de infraestrutura urbana durante Congresso de Secretarias Municipais de Saúde

5 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de quatro pessoas desaparecidas

5 horas atrás

Sedecti abre consulta pública para contribuições ao Plano Estadual de Bioeconomia

5 horas atrás

Olhares da Amazônia 2: Exposição gratuita destaca vivências de comunidades ribeirinhas no CCPA

5 horas atrás

Apoio técnico da Seas para gestores e técnicos alcança 22 municípios do Amazonas

5 horas atrás

Forças de Segurança apresenta balanço da Operação Shamar no combate à violência contra a mulher

5 horas atrás

Sine Amazonas divulga 237 vagas de emprego para esta terça-feira

7 horas atrás

IML busca por familiares de dois homens que morreram em Manaus

7 horas atrás

Ipaam aplica mais de R$ 30 milhões em multas na 4ª etapa da Operação Tamoiotatá 5

8 horas atrás

Feiras de Produtos Regionais: ADS divulga programação das edições desta semana

8 horas atrás
Sine Amazonas divulga 143 vagas de emprego para esta segunda-feira
Sepror fomenta cultura do café em Presidente Figueiredo com entrega de 750 mudas para produtores
Governo do Amazonas participa com Forças de Segurança do Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro
Em Tonantins, Polícia Civil prende homem em flagrante por agredir a companheira
Com novos modelos de gestão, SES-AM amplia campo de trabalho para profissionais da Saúde no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?