Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: MPAM e município de Silves firmam TAC para criação de Creas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > MPAM e município de Silves firmam TAC para criação de Creas
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

MPAM e município de Silves firmam TAC para criação de Creas

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Você está aqui:  

Home

>

Notícias Portal

>

Valorização do ser humano é destaque no Fórum Nacional de Gestão do CNMP

Criado: Sexta, 19 Julho 2024 09:11

O centro de referência Especializado de assistência social é voltado para o atendimento de indivíduos e famílias em situação de risco ou que tiveram seus direitos violados

Como medida para ampliar serviços de assistência social na região, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de justiça de Silves, firmou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o município para a criação e instalação de um centro de referência Especializado de assistência social (CREAS).

O CREAS é um órgão fundamental para a proteção especial no âmbito da assistência social, oferecendo apoio e orientação a indivíduos e famílias em situação de risco ou que tiveram seus direitos violados. Esta unidade será fundamental para o atendimento qualificado à população, conforme destacou a promotora de justiça Priscilla Carvalho Pini: “A instalação do CREAS ampliará o atendimento de assistência social em Silves, beneficiando diretamente a população que mais necessita, sobretudo a infância e a juventude”.

O TAC foi celebrado no contexto de procedimento administrativo e estabelece uma série de obrigações para o município que devem ser cumpridas até o final de 2025. Entre os compromissos assumidos, destaca-se a inclusão dos valores necessários para a instalação do CREAS na lei orçamentária de 2025 e a criação e provimento dos cargos públicos necessários para o funcionamento do centro, conforme as diretrizes da Norma Operacional Básica de recursos humanos do Sistema Único de assistência social (NOB-RH/SUAS).

O descumprimento das cláusulas do TAC implicará multas diárias de R$ 500, por cargo ou emprego não provido, ajustáveis pelos índices oficiais. Essa penalidade será aplicada à pessoa física do representante legal do município no momento do vencimento dos prazos acordados. Além disso, o TAC prevê a possibilidade de adiamento de prazos em casos plenamente justificados, desde que solicitada antes do término do prazo original e expressamente deferida pelo Ministério Público.

O TAC também estabelece que o município deve publicar o compromisso na imprensa oficial, enviar cópias à câmara municipal e ao conselho municipal da criança e adolescente, e fornecer trimestralmente informações atualizadas sobre o andamento do processo de criação do CREAS. É reservado ao MPAM o direito de analisar detalhadamente o provimento dos cargos e empregos mencionados e tomar medidas legais cabíveis em caso de descumprimento.

Texto: Poliany RodriguesFoto: Divulgação/Prefeitura de Silves

   

Tags:Estado do AmazonasSilves
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior NOTA DE PESAR – Sr.ª Maria Amy Abreu da Silva
Próximo artigo Sine Amazonas divulga 123 vagas de emprego para esta segunda-feira

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

1 semana atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

1 semana atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

1 semana atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

1 semana atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

1 semana atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

2 semanas atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

2 semanas atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

2 semanas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

2 semanas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

2 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

2 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

2 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?