Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Operação Virtude: Amazonas conclui operação de combate à violência contra a pessoa idosa com 14 presos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Operação Virtude: Amazonas conclui operação de combate à violência contra a pessoa idosa com 14 presos
AmazonasGestão EstadualPolícia

Operação Virtude: Amazonas conclui operação de combate à violência contra a pessoa idosa com 14 presos

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

 Durante as ações preventivas mais de 30 mil pessoas foram alcançadas. Foto: (Erlon Rodrigues/PC-AM e Lincoln Ferreira/SEJUSC)

Cerca de 1.300 idosos atendidos, quatro vítimas resgatadas em situação de maus-tratos e 14 pessoas presas em flagrante. Esses são alguns dos resultados alcançados pela operação Virtude de combate à violência contra as pessoas idosas. No Amazonas, a ação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) foi deflagrada entre os dias 10 de junho e 11de julho, e contou com a integração dos órgãos das esferas estadual, federal, municipal e entidade que compõem a REDE de proteção à pessoa idosa.

Durante os 32 dias de operação foram realizadas ações educativas, preventivas e de repressão aos crimes contra a pessoa idosa. As atividades, também, contaram com a realização da Central Integrada de Fiscalização (CIF), com foco em instituições de longa permanência, conforme explicou o coordenador de Planejamento e Gestão Integrada SSP-AM, coronel André Gomes.

“O crime contra a pessoa idosa é um crime silencioso que quase a sociedade quase não percebe, mas ele acontece e a Secretaria de Segurança, por meio de seus órgãos está trabalhando de maneira empenhada para combater esse crime e com a operação Virtude, a gente consegue atingir mais esses objetivos e estender mais as nossas ações”, afirmou o coronel.

Operação em números

A delegada titular da delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), Andrea Nascimento, ressaltou o êxito na operação que foi deflagrada na capital e interior do Amazonas.

“Nós tivemos a participação de órgãos governamentais, não-governamentais, instituições de ensino públicas e privadas, sociedade civil organizada envolvidas nessa operação, porque além de trabalharmos na repressão desses crimes praticados contra as pessoas idosas, nós procuramos, também, trabalhar a prevenção, através de ações educativas que alcançaram desde crianças a pessoas adultas e as próprias pessoas idosas”, destacou a delegada.

Durante todo o período da operação, a polícia Civil do Amazonas (PC-AM), registrou um total de 724 Boletins de Ocorrência (BOs), foram recebidas mais de 500 denúncias anônimas, e deste número foram feitas 582 diligências domiciliares, 111 inquéritos policiais foram concluídos com autoria e materialidade, registrou 36 Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e 26 Medidas Protetivas de Urgência foram solicitadas.

“Tivemos, ainda, 14 prisões efetuadas no decorrer desses 32 dias, e ainda, a apreensão de três menores infratores. Então, precisamos entender que a violência contra a pessoa idosa é uma realidade na nossa sociedade, que precisa ser vista e acima de tudo, ser combatida”, afirmou a delegada Andrea Nascimento.

DPTC

Ainda conforme os dados, os servidores do Departamento de polícia Técnico-Científica (DPTC), registraram durante a operação cerca de 26 exames periciais, sendo 15 por lesão corporal e 11 necropsia.

Conscientização

Com o objetivo de alertar a pessoa idosa a operação também contou com a integração das equipes de psicólogos e assistentes sociais dos órgãos que integram a REDE de Proteção. Em conjunto, realizaram mais de 273 palestras em escolas e faculdades. Além de abordagens e ações de panfletagem nas principais avenidas de Manaus. No total, mais de 30 mil pessoas foram alcançadas com as atividades.

A secretária executiva dos direitos da Pessoa Idosa da Secretaria de direitos humanos, justiça e Cidadania (SEJUSC), Franciane Alves ressaltou a importância do trabalho integrado de toda a REDE. De acordo com ela, as ações multidisciplinares, que são desempenhadas em conjunto com a PC-AM, são de suma importância para a proteção dos direitos da pessoa idosa.

“Vale reforçar a importância do trabalho psicossocial e, também a elaboração de relatório, que realizamos após todo esse acompanhamento, dentre os quais conseguimos reforçar junto à REDE de proteção, ao Ministério Público, e embasar esses maus-tratos, que esses idosos vêm sofrendo com seus familiares”, ressaltou a secretária executiva.

Integração

Além dos servidores da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) a operação contou com o efetivo das polícias Civil e Militar; do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM); Departamento de polícia Técnico-Científica (DPTC); A Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz); Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade Estadual do Amazonas (UEA); Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam); Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE); defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE); da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC); Secretaria Estadual De assistência social (SEAS); Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES); Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar (SEDUC); Conselho Estadual do Idoso; Fundação Universidade Aberta da terceira idade (Funati); Fórum dos Direitos da Pessoa Idosa (DPI); Secretaria Municipal de assistência social e Cidadania (Semasc); Secretaria de educação (Semed); Secretaria Municipal de saúde de Manaus (Semsa); Visa Manaus; Conselho Municipal do Idoso; Fórum Permanente do Idoso; Fundação Dr. Thomas; Pastoral da Pessoa Idosa; Fametro e Uninorte.

   

Tags:BombeirosDenúnciasEstado do AmazonasFiscalizaçãoManauspoliciaPolíciaPolícia CivilSegurança PúblicaViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Três foragidos da Justiça são recapturados pela Polícia Militar do Amazonas na capital e interior
Próximo artigo Detran-AM: Equipe de Fiscalização autua mais de 350 veículos por infrações cometidas no final de semana

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus convoca 11 aprovados no concurso

52 minutos atrás

HPS Platão Araújo: Transformação na Saúde da Zona Leste

15 horas atrás

CAF Jurídico – Assistência do Idam em São Gabriel da Cachoeira

21 horas atrás

Revitalização do bairro Planalto: novas pavimentações

23 horas atrás

Carteira de Identidade Nacional: Segurança Redobrada

1 dia atrás

Multivacinação 2025 – Atualize a caderneta de vacinação

2 dias atrás

Kits de segurança: Governo de AM apoia motofretistas

6 dias atrás

Figa 2025 – Gás Natural e Espaço Minichefs em Manaus

6 dias atrás

Polícia Militar do Amazonas resgata onça ferida no Rio Negro

6 dias atrás

Esse Canto Dança – Um Espetáculo Lúdico para Crianças

6 dias atrás

Outubro Rosa: Importância da Mamografia em 2025

7 dias atrás

Ipaam e Sebrae: Apoio a pequenas empresas ambientais

7 dias atrás
Opera+ Amazonas: 230 mil cirurgias e mutirão de catarata
Esporotricose: Atualização do Amazonas sobre a doença
Biblioteca Pública do Amazonas: Cultura e Memória
táxis em Manaus – Decreto amplia autorizações
Educação ambiental – PMM promove ação na escola André Vidal
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?