Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: MPAM estreita parceria em encontro com a FUnATI
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > MPAM estreita parceria em encontro com a FUnATI
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

MPAM estreita parceria em encontro com a FUnATI

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Criado: Terça, 09 Julho 2024 14:10

Entre os propósitos do encontro estão a promoção de estudos conjuntos voltados para a REDE de proteção da pessoa idosa e a realização de eventos que interessem às duas instituições

Estreitando laços, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realizou uma visita ao edifício-sede da Fundação Universitária de Atenção à terceira idade (FUnATI), mantida pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Entre os propósitos do encontro estão a promoção de estudos conjuntos voltados para a REDE de proteção da pessoa idosa e a realização de eventos que interessem às duas instituições, firmando termos de cooperação técnica com propósitos pedagógicos e científicos por meio de estratégias a serem herdadas pela “Operação Virtude”.

Segundo o promotor de justiça João Gaspar Rodrigues, coordenador do Ceaf, há um interesse do Ministério Público e do centro de estudos na atenção à REDE de proteção à pessoa idosa. “Segundo estimativas da Organização Mundial da saúde (OMS), até 2050, um terço da população mundial terá mais de 60 anos de idade, portanto vão ser pessoas idosas. Então, a nossa iniciativa só reforça o fato de que essa temática deve ser cuidada com muito carinho por todas as instituições envolvidas”, afirmou.

A visita foi recepcionada pelo presidente da FUnATI Euler Ribeiro, com a apresentação dos espaços das pró-reitorias de ensino, pós-graduação, pesquisa, assistência à saúde e extensão, que, ao todo, atendem anualmente cerca de 3 mil alunos. A fundação oferece 40 cursos para a terceira idade, com o fomento à fuga do estresse, prática de exercícios físicos, combate ao tédio e o respeito às dietas nutricionais.

De acordo com a coordenadora de ensino Kennya Brito, a parceria com o MPAM por meio da “Operação Virtude” permitiu a implementação do Núcleo Estratégico de Atenção à violência Contra Pessoa Idosa (Neavpi), onde é possível captar as notificações de violência e dar um direcionamento às vítimas, além de oferecer a possibilidade de realizar levantamentos de dados de índices de violência.

“Essa parceria com o Ministério Público é de extrema importância, porque nós vamos unir esforços em prol de assuntos que são mais demandados pelas pessoas idosas. Nós temos espaços pedagógicos, fisioterapia, liceu de artes, espaços nos centros de convivência da Cidade Nova e Aparecida e salas debaixo das arquibancadas do Sambódromo que atendam as demandas da população, garantindo Cidadania para essas pessoas que envelheceram”, comentou Kennya.

Ao final foram debatidas ideias para firmar um Termo de Cooperação Técnica que garanta o acompanhamento das demandas administrativas e a possibilidade de construção de dez salas de aula para atender a população com o dobro da capacidade atual da FUnATI.

Texto e foto: Ramon Oliveira

   

Tags:Estado do AmazonasViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sediada no TCE-AM, competição internacional de Direito tem início em Manaus
Próximo artigo Sine Amazonas divulga 195 vagas de emprego para esta quinta-feira

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

1 semana atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

1 semana atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

1 semana atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

1 semana atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

2 semanas atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

2 semanas atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

2 semanas atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

2 semanas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

2 semanas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

2 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

2 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

2 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?