Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Ministério Público investiga possível cobrança abusiva de “taxa de pouca água” por transportadoras de contêineres
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Ministério Público investiga possível cobrança abusiva de “taxa de pouca água” por transportadoras de contêineres
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

Ministério Público investiga possível cobrança abusiva de “taxa de pouca água” por transportadoras de contêineres

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Criado: Terça, 09 Julho 2024 15:24

Cobrança levanta dúvidas sobre sua legalidade e o impacto econômico na população local, especialmente com o possível repasse aos consumidores finais

Cobrada por transportadoras de carga em contêineres, a chamada “taxa de pouca água” está na mira do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 81ª Promotoria de justiça Especializada na Proteção e defesa dos direitos do Consumidor (Prodecon). Na tarde desta terça-feira (9), a Prodecon instaurou procedimento administrativo, assinado pela promotora de justiça Sheyla Andrade, com o objetivo de apurar se a prática configura abuso na relação de consumo e tomar medidas para a defesa dos direitos dos consumidores.

A “taxa de pouca água”, que varia de 5 mil a 5,9 mil dólares (R$ 27 mil a R$ 32 mil, aproximadamente, de acordo com a variação mais recente) por contêiner, foi anunciada em decorrência da iminente seca severa nos rios amazônicos, que afetará o transporte de mercadorias a partir de 1º de agosto de 2024.

A promotoria fundamenta sua ação em dispositivos legais, como o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que responsabiliza fornecedores pela reparação de danos aos consumidores, e o artigo 39 do mesmo código, que proíbe práticas abusivas como exigir vantagem excessiva ou elevar preços sem justa causa.

“O MP quer saber a razão pela qual essas empresas querem implementar esse aumento de custo que certamente irá onerar o valor dos produtos, podendo, consequentemente, elevar o valor final dos produtos oferecidos aos consumidores do Estado”, questionou a promotora de justiça Sheyla Andrade.

A promotora destacou a importância de fiscalizar a atuação das empresas, especialmente em situações que impactam diretamente o custo de vida da população amazonense. “Sabemos que a questão da estiagem é sazonal, não é uma surpresa, e todos os fornecedores que atuam nessa área têm conhecimento de que ela vai ocorrer — já está ocorrendo. Queremos ter todas as informações necessárias disponíveis para verificar se essa cobrança PODE ser considerada ou não abusiva”, afirmou.

Ofícios e prazo de 48 horas

Como parte do procedimento administrativo nº 09.2024.00000492-0, ofícios foram expedidos às empresas MSC e Maersk, à Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti) e ao Procon-AM, solicitando manifestações sobre a cobrança no prazo de 48 horas.

Além disso, um outro ofício foi enviado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para que adote medidas contra as empresas envolvidas, com base no artigo 36 da Lei nº 12.529/11, que trata das infrações da ordem econômica.

Texto e foto: Steven Conte

   

Tags:Estado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sediada no TCE-AM, competição internacional de Direito tem início em Manaus
Próximo artigo Sine Amazonas divulga 195 vagas de emprego para esta quinta-feira

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

4 semanas atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

4 semanas atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

4 semanas atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

4 semanas atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

1 mês atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

1 mês atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

1 mês atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

1 mês atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

1 mês atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

1 mês atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

1 mês atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

1 mês atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?