Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Sema institui Grupo de Trabalho para elaborar Plano de Bioeconomia para Unidades de Conservação
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Sema institui Grupo de Trabalho para elaborar Plano de Bioeconomia para Unidades de Conservação
Governo do Amazonas

Sema institui Grupo de Trabalho para elaborar Plano de Bioeconomia para Unidades de Conservação

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

GT é parte do Programa Floresta em Pé, a ser executado com recursos do Banco KfW

FOTO: Mauro Neto/SECOM

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) instituiu, por meio da portaria SEMA nº 68, de 3 de julho de 2024, um Grupo de trabalho (GT) para elaboração do Plano de Bioeconomia para Unidades de Conservação do Amazonas.

O plano fará parte do Programa Floresta em Pé – Projeto Amazonas, a ser executado com recursos do Banco de Desenvolvimento Alemão KfW, e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) como agência executora.

“Aqui nós estamos colocando, mais uma vez, uma das afirmações principais do governador Wilson Lima, de que não é possível combater o desmatamento e preservar a Amazônia sem pensar em estratégias de economia de floresta para as pessoas que dependem dela”, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

O projeto tem o objetivo de investir em ações estratégicas nos eixos de redução do desmatamento e fomento à bioeconomia. Em 2023, o Estado conquistou a aprovação da iniciativa pelo Banco KfW, que viabilizará 13 milhões de euros do Fundo Floresta para sua execução.

As ações de fomento incluem promover a capacitação, estruturação, comercialização e acompanhamento de negócios comunitários, com foco nas cadeias de valor, em especial, cadeias produtivas sustentáveis de baixo carbono.

Entre as atribuições do GT, estão a promoção de debates sobre o tema, diagnósticos, estudos sobre a temática, organização das informações existentes na base de dados da SEMA e de outros órgãos, conforme disponibilidade.

Os encontros do Grupo de trabalho ocorrerão quinzenalmente, preferencialmente, de forma presencial ou ocorrer por meio virtual. Está estabelecido o prazo de 12 meses para a conclusão dos trabalhos, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez.

Fundo Floresta

O Fundo Floresta faz parte do programa de Florestas Tropicais do KFW, com financiamento do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. É um projeto que trabalha não somente a fiscalização ambiental, mas também a geração de renda, por meio das estratégias de bioeconomia, para que o Estado avance em novos modelos econômicos, em especial, no interior.

O post Sema institui Grupo de Trabalho para elaborar Plano de Bioeconomia para Unidades de Conservação apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasFiscalizaçãoGoverno do Amazonasmeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Procon-Amazonas alerta que venda casada viola o Código de Defesa do Consumidor e deve ser denunciada
Próximo artigo Do R&B ao latin jazz: Amazonas Green Jazz Festival celebra cultura afro-americana em 10 shows no Teatro Amazonas

Mais notícias desta categoria

Sistema Sepror oferece cursos profissionalizantes na 9ª Feira de Agronegócios da Nilton Lins

2 horas atrás

Orquestra de Repertório Popular do Liceu apresenta espetáculo “Da Bossa ao Samba”, no Teatro da Instalação

3 horas atrás

Programa Prato Cheio promove discussões sobre vulnerabilidade social, saúde e violência contra a mulher

3 horas atrás

Inscrições para o Programa de Incentivo à Extensão Universitária e à Pós-Graduação em CT&I da Fapeam começam nesta terça-feira

3 horas atrás

Sine Amazonas divulga 177 vagas de emprego para esta terça-feira

3 horas atrás

‘AgroAmazonas e Defesa Agropecuária’ abre venda de estandes para a sua primeira edição

3 horas atrás

Governo do Amazonas fortalece inclusão e qualidade de vida com o Projeto Mais Futevôlei Amazonas

4 horas atrás

Forest Kids: Evento infantil une corrida, diversão e educação ambiental em Manaus

4 horas atrás

Prosai Parintins dá continuidade à certificação de imóveis para garantir moradia digna à população

4 horas atrás

Nova agência do Sine Amazonas é inaugurada no Sindicato dos Metalúrgicos

4 horas atrás

Colóquio de Bibliotecas e Informação Digital reforça preservação da memória amazônica na era digital

7 horas atrás

Governo do Amazonas beneficia setor primário com mais de R$ 2 milhões em crédito rural

7 horas atrás

Governador Wilson Lima vistoria avanço da obra de revitalização e ampliação do sistema de abastecimento de água em Codajás

Resgate cultural e fortalecimento comunitário marcam terceira edição do Arraial do Museu do Seringal

Sine Amazonas divulga 165 vagas de emprego para esta segunda-feira

Mototaxistas do interior do Amazonas destacam importância dos investimentos do Governo com a segurança no trânsito

Em Coari, governador Wilson Lima entrega viatura de combate a incêndio com capacidade para 10 mil litros de água

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?