Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Educadores da rede estadual participam de formação presencial sobre o Novo Ensino Médio
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Educadores da rede estadual participam de formação presencial sobre o Novo Ensino Médio
Governo do Amazonas

Educadores da rede estadual participam de formação presencial sobre o Novo Ensino Médio

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

As atividades são baseadas nas Unidades Curriculares de Aprofundamento (UCAs) específicas da região amazônica

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Em parceria com o Instituto Iungo, a Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar oferece, até quarta-feira (26/06), uma formação presencial sobre a trilha “(Re) Conhecendo as Particularidades Amazônicas”, tema de um grupo de Unidades Curriculares de Aprofundamento (UCAs) já existentes no NOVO ensino médio (NEM) da REDE estadual. O momento é destinado para professores, profissionais do Centro de Formação Padre José Anchieta (Cepan) e assessores técnicos das Coordenadorias Distritais e Regionais de educação (CDEs e CREs).

Com o objetivo de aprofundar aprendizagens em duas ou mais áreas do conhecimento, as UCAs integram os Itinerários Formativos do NEM. Mais de 270 professores de todo o Amazonas já estão, desde março, acompanhando as atividades de formação da “(Re) Conhecendo as Particularidades Amazônicas”. Com final previsto para julho, a ação agora chegou na fase presencial.

“São três dias de atividades. Na segunda-feira (23/06), estivemos em Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros da capital), com o corpo docente e discente de duas escolas estaduais. Agora, o contato é direto com os professores cursistas, para ajustar as últimas etapas da segunda temporada de UCAs na REDE estadual, depois das férias escolares”, destacou a coordenadora do Cepan Digital, Silvana Barreto, que intermedia as formações do Instituto Iungo.

A atividade acontece com a presença de mais de 100 professores, no auditório do Cepan, localizado na sede da Secretaria de educação, zona sul de Manaus. Professores dos municípios do interior receberam as formações por meio da ferramenta Google Meet, ministradas pelos profissionais do Instituto Iungo.

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Parceria

Com uma equipe de formadores presencialmente em Manaus, o Instituto Iungo traz como dinâmicas de formação oficinas de aprendizagem e a construção de materiais didáticos e pedagógicos para apoiar os educadores. Desde 2021, seis cursos já foram ministrados pelo Instituto, alcançando milhares de docentes da REDE estadual para as práticas do NOVO ensino médio.

“Para o Instituto, o conhecimento é um bem público, por isso nossa inclinação para parcerias com Secretarias de educação em todo o país. Iungo em latim significa “unir em pares”, e os frutos das nossas atuações colaborativas têm sido marcantes para professores, gestores e demais corpo docente”, compartilhou Alcielle dos Santos, diretora de educação do Instituto Iungo.

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Aprendizado em sala

Presente na atividade formativa, o professor da disciplina Projeto de Vida na escola Estadual Antogildo Pascoal Viana, zona norte da capital, Wallex Dumont, falou sobre a experiência de poder aprimorar seus conhecimentos em uma UCA com especialidade amazônica.

“O NOVO ensino médio traz novas possibilidades para os estudantes, os preparando não só para o mercado de trabalho, mas para a vida. É muito importante debater na escola a riqueza cultural da nossa região e fico feliz de me capacitar para isso”, destacou o professor.

Em 2024, a REDE estadual de ensino conta com 50 UCAs disponíveis na grade curricular, alcançando alunos de 2ª e 3ª série do ensino médio em todo o Amazonas.

O post Educadores da rede estadual participam de formação presencial sobre o Novo Ensino Médio apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasManausPresidente Figueiredo
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior MPAM ingressa com Ação Civil Pública contra Hapvida por descaso no atendimento a crianças com autismo
Próximo artigo Festival de Parintins 2024: Artistas plásticos locais assinam obra no Espaço ‘Recicla, Galera’

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas divulga cronograma do Prosai Parintins com entrega de CRDs e 504 moradias em 2026

9 horas atrás

Governo do Amazonas convoca 110 agricultores pelo Programa de Aquisição de Alimentos em seis municípios

9 horas atrás

Amazonas sanciona nova Política Estadual de Turismo e institui marco legal que substitui norma de 1973

9 horas atrás

Operação Inverno Amazônico mobiliza cerca de 400 militares e 50 viaturas na região metropolitana de Manaus

9 horas atrás

Carreta da Saúde do Amazonas inicia atendimentos em Presidente Figueiredo com mais de 4.130 exames até 30 de janeiro

9 horas atrás

Convocação PSS SEDUC chama dois aprovados para atuação no interior com atendimento on-line e presencial em janeiro de 2026

12 horas atrás

Segurança pública do Amazonas registra queda nos homicídios e avanço em apreensões de drogas em 2025

12 horas atrás

Ipaam registra 6.433 atendimentos no Balcão do Cadastro Ambiental Rural em 2025 e amplia acesso à regularização ambiental no Amazonas

12 horas atrás

Governo do Amazonas abre inscrições para o Programa Centelha 3 Amazonas com apoio a 47 projetos e bolsas

12 horas atrás

Governo do Amazonas realiza Sorteio Especial da Nota Fiscal Amazonense com R$ 154 mil em prêmios

12 horas atrás

Oficina em Manaus capacita profissionais para oferecer Implanon na atenção primária e beneficia 103 mulheres

13 horas atrás

Procon-AM divulga itens que escolas não podem exigir nas listas de material escolar

1 dia atrás
Idam e Fazenda Aruanã abrem inscrições para doação de mudas de castanha-da-Amazônia até 20 de março
Ipaam registra 389 resgates de animais silvestres em Manaus em 2025 e detalha espécies e bairros
Governo do Amazonas registra 14.004 atendimentos em regularização fundiária e 1.500 vistorias em 2025
Governo do Amazonas inicia fase 4 do programa Atualiza Pescador e alcança marca de 5 mil kits entregues a pescadores
Lacen-AM amplia capacidade de diagnóstico e processou 289.821 mil procedimentos laboratoriais em 2025 no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?