Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: MPAM move ação civil pública por falta de acessibilidade em site da Adaf
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > MPAM move ação civil pública por falta de acessibilidade em site da Adaf
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

MPAM move ação civil pública por falta de acessibilidade em site da Adaf

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Criado: Quarta, 19 Junho 2024 17:15

Ação requer implementação de recursos como legendas, intérprete de Libras, audiodescrição e outros formatos acessíveis, sob pena de multa e outras sanções

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 42ª Promotoria de justiça de direitos humanos da Pessoa Idosa e da pessoa com deficiência, instaurou, na última terça-feira (18/06), uma Ação Civil Pública (ACP) contra a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), obrigando o órgão a implementar medidas de acessibilidade em seu site eletrônico, conforme determina a legislação vigente.

A iniciativa surgiu após a promotoria receber uma denúncia em 2022, solicitando que os sites públicos do Amazonas se tornassem mais acessíveis para pessoas com deficiência. O promotor de justiça Vitor Fonsêca explicou que todos os órgãos oficiados responderam e mostraram progressos na acessibilidade de seus sites, com exceção da Adaf, que não respondeu às solicitações e não fez melhorias significativas.

“Estamos acompanhando há algum tempo a acessibilidade de sites do poder público para pessoas com deficiência. Todos os órgãos responderam aos nossos ofícios e têm desenvolvido e melhorado a acessibilidade dos sítios eletrônicos. A Adaf foi o único órgão que não respondeu e não evoluiu sobre o tema. Por isso, foi necessário propor a ação civil pública”, destacou o promotor de justiça Vitor Fonsêca, titular da 42ª PJ.

Segundo a Promotoria, a Adaf não possui mecanismos de acessibilidade em seu site e não obteve resultados positivos no Avaliador e Simulador de acessibilidade em Sítios (ASES), ferramenta do Governo Federal que avalia a acessibilidade de páginas eletrônicas. Esse cenário levou à intervenção judicial para assegurar que a agência cumpra as normas estabelecidas nas Leis n.º 13.146/2015 e n.º 241/2015.

A ação solicita que a Adaf seja compelida a garantir pelo menos 80% de acessibilidade no site, conforme avaliação do ASES, dentro de um prazo de 45 dias. Além disso, requer a implementação de recursos como legendas, intérprete de Libras, audiodescrição e outros formatos acessíveis, sob pena de multa diária e outras sanções.

O MPAM também solicitou a tramitação prioritária do processo, dispensando a audiência de conciliação devida à falta de resposta da agência durante o procedimento extrajudicial.

A ação representa a luta pela inclusão digital e pelo cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência no Amazonas.

Texto e foto: Yasmin Siqueira

   

Tags:DenúnciasEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Deputado Mário César Filho destaca projetos e ações em defesa dos direitos das pessoas com autismo no Amazonas
Próximo artigo Festival de Parintins 2024: SES-AM divulga os locais de atendimento na área da saúde durante o evento

Mais notícias desta categoria

Kits de segurança: Governo de AM apoia motofretistas

6 horas atrás

Figa 2025 – Gás Natural e Espaço Minichefs em Manaus

7 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas resgata onça ferida no Rio Negro

9 horas atrás

Esse Canto Dança – Um Espetáculo Lúdico para Crianças

10 horas atrás

Outubro Rosa: Importância da Mamografia em 2025

23 horas atrás

Ipaam e Sebrae: Apoio a pequenas empresas ambientais

1 dia atrás

Governador Wilson Lima vistoria Caic especializado em TEA

1 dia atrás

Amazonas: Estado mais transparente do Brasil

1 dia atrás

Dia Internacional da Pessoa Idosa: Cuidados e Proteção

1 dia atrás

Beneficiárias do Prosamin+ transformam futuro com curso

2 dias atrás

Expoagro 2025 – Capacitações gratuitas da ADS

2 dias atrás

Opera+ Amazonas: 230 mil cirurgias e mutirão de catarata

2 dias atrás
Provão Eletrônico EJA: Inscrições Abertas para 6.500 Vagas
Vice-prefeito Renato Júnior inaugura Cmei Dom Bosco
Governo do Amazonas entrega Carteiras de Identidade Nacional
Crédito Rosa: Oportunidade na 47ª Expoagro
Piloto Helicóptero: SSP-AM Qualifica Primeiro no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?