Durante a Sessão Plenária desta quinta-feira (20/6), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os deputados voltaram a enfatizar a urgência e importância das obras de recuperação da rodovia BR-319, que liga Manaus, capital do Amazonas, a Porto Velho, capital de Rondônia. A discussão foi motivada pela fala do secretário do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, João Paulo Capobianco, durante o evento “Bioeconomia G20”, realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, na última quarta-feira (19/6), em que ele destacou a interligação da pavimentação da BR-319 com diversos debates em andamento.
Os parlamentares ressaltaram que a recuperação da BR-319 é uma pauta prioritária para o Estado e que o desenvolvimento econômico e social do Amazonas será beneficiado com a estrada. Eles também enfatizaram que a estrada não tem o objetivo de desmatar a floresta, criar gado ou plantações agrícolas, como muitos afirmam, mas sim de tirar o Amazonas do isolamento e permitir que a produção do Polo Industrial de Manaus (PIM) e do interior do estado seja escoada de forma mais eficiente.
Os deputados cobraram rapidez na definição da recuperação da rodovia, destacando a importância de debater o assunto diariamente, especialmente diante da aproximação de uma estiagem severa que pode deixar a população ainda mais isolada. Eles também ressaltaram a necessidade de deixar de lado questões ideológicas e focar na resolução do impasse e nas necessidades do povo do interior do Amazonas.