Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Amazonas tem aumento de 9,91% na abertura de empresas nos primeiros meses do ano
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Amazonas tem aumento de 9,91% na abertura de empresas nos primeiros meses do ano
Gestão EstadualPolítica

Amazonas tem aumento de 9,91% na abertura de empresas nos primeiros meses do ano

1 ano atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

O comércio alimentício continua liderando a lista de atividade econômica que mais registraram empresas

Foto: Divulgação/Jucea

A Junta Comercial do Estado (Jucea) registrou nos primeiros quatro meses do ano, comparado ao mesmo período de 2023, o aumento de 9,91% na constituição de novos empreendimentos no Amazonas, de acordo com os dados do Sistema de Registro Mercantil (SRM), vinculado ao Ministério da economia.

Segundo o relatório do SRM, de janeiro a abril de 2024, entre as atividades econômicas que se destacam houve um acréscimo de abertura de empresa do comércio alimentício de 9,44%, de bebidas 22,84%, de cosméticos, perfumaria e de higiene 10,86%, em referência a 2023.

Na Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) foram registrados dois novos segmentos; o de gestão empresarial e informática, que foram inseridos na relação das dez atividades empresariais mais constituídas no Amazonas, neste quadrimestre.

Segundo a presidente da Jucea, Maria de Jesus Lins, o saldo positivo na abertura de novas empresas vem contribuindo com o desenvolvimento econômico do estado.

“Nós registramos um ótimo percentual em comparação a 2023, novos segmentos se destacam e agregam serviços para nosso estado e para economia. Manter o fomento de registros empresariais ao longo dos anos é o resultado que sempre buscamos, facilitando e agilizando o processo de registros mercantis”, declarou a presidente.

Tipos de empresas

Também foram registrados no SRM diferenças, em relação a 2023, na natureza jurídica da empresa do tipo empresário individual, que diminuiu cerca de 3,86% e das cooperativas, em 16,67%. Na contrapartida a sociedade empresarial Ltda obteve um crescimento de 19,32%.

Potencial de negócios

Ao acessar o portal de serviços da Jucea e iniciar o processo do registro mercantil, o empreendedor vai começar pela consulta de viabilidade do negócio, que pretende ser registrado ou alterado.

O post Amazonas tem aumento de 9,91% na abertura de empresas nos primeiros meses do ano apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Primeiro dia do “Registre-se 2024” alcançou 2.271 atendimentos no Amazonas
Próximo artigo Idam atua na entrega de 4,2 mil mudas de café e citros a agricultores do Amazonas

Mais notícias desta categoria

Kits de segurança: Governo de AM apoia motofretistas

4 dias atrás

Figa 2025 – Gás Natural e Espaço Minichefs em Manaus

4 dias atrás

Polícia Militar do Amazonas resgata onça ferida no Rio Negro

4 dias atrás

Esse Canto Dança – Um Espetáculo Lúdico para Crianças

4 dias atrás

Outubro Rosa: Importância da Mamografia em 2025

4 dias atrás

Ipaam e Sebrae: Apoio a pequenas empresas ambientais

5 dias atrás

Governador Wilson Lima vistoria Caic especializado em TEA

5 dias atrás

Amazonas: Estado mais transparente do Brasil

5 dias atrás

Dia Internacional da Pessoa Idosa: Cuidados e Proteção

5 dias atrás

Beneficiárias do Prosamin+ transformam futuro com curso

5 dias atrás

Expoagro 2025 – Capacitações gratuitas da ADS

6 dias atrás

Opera+ Amazonas: 230 mil cirurgias e mutirão de catarata

6 dias atrás
Provão Eletrônico EJA: Inscrições Abertas para 6.500 Vagas
Vice-prefeito Renato Júnior inaugura Cmei Dom Bosco
Governo do Amazonas entrega Carteiras de Identidade Nacional
Crédito Rosa: Oportunidade na 47ª Expoagro
Piloto Helicóptero: SSP-AM Qualifica Primeiro no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?