Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura avança na instalação de segunda ecobarreira na cidade
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Prefeitura avança na instalação de segunda ecobarreira na cidade
Gestão EstadualGestão Municipal

Prefeitura avança na instalação de segunda ecobarreira na cidade

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Em um esforço conjunto para preservar os recursos hídricos e a proteção dos ecossistemas urbanos, a Prefeitura de Manaus intensifica a coleta de resíduos sólidos e avança com a implementação de ecobarreiras nos igarapés da cidade. Na manhã desta segunda-feira, 22/4, o prefeito de Manaus, David Almeida, vistoriou a barreira ecológica instalada no igarapé dos Franceses, na extensão localizada ao lado da avenida do Samba, na zona Centro-Oeste.

“Os igarapés desempenham um papel vital em nosso ecossistema, mas, frequentemente, estão sujeitos a problemas de poluição e acúmulo de resíduos, comumente descartado de forma inadequada pela população. Para o enfrentamento e diminuição dos impactos ambientais, adotamos ações de curto, médio e longo prazos: limpeza dos igarapés e afluentes, implantação de ecobarreiras, educação ambiental nas escolas, entre outras ações”, explicou o prefeito de Manaus, David Almeida.

Essas medidas são parte de um compromisso mais amplo com a sustentabilidade e conservação ambiental. Todos os dias, os agentes de limpeza da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp) percorrem 60 quilômetros de orla para a realização dos serviços de limpeza pública, atividade essencial na realidade de Manaus.

“Diariamente, são coletados, em média, 35 toneladas de resíduos. Entre janeiro e dezembro de 2023, foram realizadas 1.320 ações de limpeza, em mais de cem igarapés, córregos, orlas e praias de Manaus, resultando em uma quantidade de 10.733 toneladas de resíduos recolhidos. Grande parte desse material – como garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos – poderia ser reciclado”, afirmou o secretário da Semulsp, Sabá Reis.

A limpeza dos igarapés da cidade é realizada, diariamente, por servidores que trabalham dentro e fora d’água, recolhendo os resíduos que são captados por meio de telas de contenção. Em seguida, esse material é recolhido com o auxílio de caçambas e encaminhado ao aterro municipal, após passar pela triagem do processo de reciclagem.

Ecobarreiras

As ecobarreiras são estruturas inovadoras, adotadas pela Prefeitura de Manaus, que capturam detritos flutuantes, como plásticos e garrafas, antes que eles possam poluir ainda mais os rios e igarapés.

É uma forma sustentável de despoluição e, também, de contribuir para a saúde geral, diminuindo, inclusive, a incidência de inundações, que é quando as águas excedem o limite máximo da capacidade que o canal consegue suportar.

Piloto Apto

Desde a sua instalação, há quase quatro meses, a ecobarreira-piloto do igarapé Beira-Rio, localizado na avenida Beira-Mar, bairro Coroado, zona Leste, já reteve 28,8 toneladas de lixo. A cada dois dias, 600 quilos de resíduos são retirados pelos agentes de limpeza da Semulsp.

Avaliada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) como uma medida sustentável e factível, a ecobarreira-piloto foi aprovada e aprimorada.

O segundo modelo passou por poucas adaptações quanto ao projeto inicial e atende às políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança (ESG), além de estar relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“A limpeza dos igarapés e a instalação de ecobarreiras são passos fundamentais para mitigar os impactos da poluição em nossa cidade, especialmente nos igarapés”, avaliou o secretário da Semmasclima. “O projeto de limpeza de igarapés e a instalação de ecobarreiras não apenas promovem a conscientização ambiental, mas também oferecem à comunidade uma oportunidade tangível de fazer a diferença”, finalizou.

Na próxima semana, a prefeitura começa a implantação de uma ecobarreira no igarapé do Passarinho, na zona Norte da cidade.

Para mais informações sobre como se envolver ou apoiar essas iniciativas, acesse https://www.manaus.am.gov.br/semulsp/servicos/ ou entre em contato pelo WhatsApp ou ligação aos números (92) 98415-9563 ou 98459-5618, entre 8h e 16h, durante a semana.

— — —

Texto – Emanuelle Baires / Semcom

Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom e Divulgação/Semulsp

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBnhKd

   

Tags:David AlmeidaEducação AmbientalManausmeio ambientePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Com participação da prefeitura, 7º Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento coloca foco na política urbanística e reuso
Próximo artigo Prefeitura atualiza cenário epidemiológico de arboviroses

Mais notícias desta categoria

Editais da PNAB: Escutas Públicas para a Cultura

18 horas atrás

Pavimentação de ramais – Prefeitura de Manaus avança

1 dia atrás

Trânsito Seguro: FVS-RCP promove prevenção para motociclistas

2 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Modernização da iluminação pública

2 dias atrás

Secretário de Meio Ambiente assume presidência da Abema

2 dias atrás

Bioeconomia: Wilson Lima destaca papel do Amazonas

3 dias atrás

Detran-AM promove pit stop educativo para motociclistas

3 dias atrás

Prefeito David Almeida avança em obras de asfaltamento

3 dias atrás

Setor primário: Investimentos para Careiro da Várzea

4 dias atrás

Bases Fluviais: Apreensão de Drogas no Amazonas

4 dias atrás

Cenografia em Manaus – Curso Gratuito e Imperdível

4 dias atrás

CAIC TEA – Atendimento Especializado para Crianças com Autismo

5 dias atrás

Ipaam promove regularização ambiental em São Gabriel

Recapeamento em Manaus – Obras na zona Norte avançam

Segurança dos Motociclistas – Parceria em Manaus

Cetam: Cursos Gratuitos a Distância Transformam Carreiras

Parceria UGPE – Fortalecimento para Pessoas Idosas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?