Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Magistrada vai abordar cota de gênero e fraudes em cota feminina no Feclam 2024
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM - Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas > Magistrada vai abordar cota de gênero e fraudes em cota feminina no Feclam 2024
ALEAM - Assembleia Legislativa do Estado do AmazonasGestão Estadual

Magistrada vai abordar cota de gênero e fraudes em cota feminina no Feclam 2024

2 anos atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

Participando do primeiro dia de oficinas do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam) 2024, na próxima quinta-feira (18/4), a partir das 13h30, a juíza do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) e membro do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), Anagali Marcon Bertazzo, vai falar sobre “Cota de gênero na legislação eleitoral”. A oficina será na escola do Legislativo Senador José Lindoso.

A justiça eleitoral tem o compromisso, não só com ações que buscam garantir uma maior participação feminina na política, mas também vem trabalhando para combater fraudes na chamada cota de gênero, julgando casos de candidaturas femininas fictícias. Esses dois temas serão trazidos pela palestrante e debatidos durante a oficina.

“Dentro desse assunto de cota eleitoral feminina, além da questão da evolução histórica da participação da mulher na política, falarei também sobre a punição eleitoral por fraude em cotas femininas e como os Tribunais estão se posicionando e julgando, nesse sentido”, comentou a magistrada.

O estímulo à participação de mulheres, por meio da cota de gênero, está previsto na legislação brasileira, no artigo 10, parágrafo 3º, da Lei das Eleições (9.504/1997). Cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, nas eleições para Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. A regra passou a ser obrigatória a partir de 2009.

“Esse assunto é muito importante a partir do momento em que a gente vê a discussão sobre as questões de gênero na nossa sociedade atual e principalmente com o reconhecimento de um protocolo do Conselho Nacional de justiça (CNJ), hoje, para julgamento, respeitando-se a perspectiva de gênero. Esse protocolo traz a necessidade de o Judiciário e a sociedade, de uma forma geral, respeitar a participação feminina em todos os níveis de Poder”, concluiu Bertazzo.

A quarta edição do Feclam acontece nesta quinta (18/4) e sexta-feira (19/4), nas dependências da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

 

    

Tags:ALEAMEleições
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura realiza curso para atendimento ao turista no Centro Histórico de Manaus
Próximo artigo Quarta edição do Feclam começa na próxima quinta-feira, 18

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

2 semanas atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

2 semanas atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

2 semanas atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

2 semanas atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

2 semanas atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

2 semanas atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

2 semanas atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

2 semanas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

2 semanas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

2 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

2 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

2 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?