Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Delegado Péricles chama a atenção das amazonenses para os cuidados contra o câncer do colo de útero
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Delegado Péricles chama a atenção das amazonenses para os cuidados contra o câncer do colo de útero
ALEAMGestão Estadual

Delegado Péricles chama a atenção das amazonenses para os cuidados contra o câncer do colo de útero

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

O deputado estadual Delegado Péricles (PL), autor de emendas parlamentares que somadas representam mais de R$ 5 milhões em investimentos na Fundação Centro de Controle Oncologia do Amazonas (FCecon), que atua diretamente no atendimento de mulheres acometidas pelo câncer de colo de útero, causado diretamente pelo Papilomavírus Humano (HPV), chama a atenção do público feminino para a importância da imunização. Em 2024, o Brasil completará uma década disponibilizando a vacina contra o HPV, de forma gratuita pelo Sistema Único de saúde (SUS).

“Tenho acompanhado de perto o trabalho da Fcecon para atender essas mulheres e feito minha parte como parlamentar, para juntos diminuirmos a incidência desse câncer no Amazonas. Mas também, entendo que a principal linha de trabalho precisa ser a da prevenção e, para isso, temos que conscientizar nossas mulheres, para a importância da vacina”, ressaltou o Delegado Péricles.

O parlamentar usa como dado, informações obtidas junto à médica ginecologista Mônica Bandeira de Mello, uma das principais vozes contra o câncer de colo de útero no Norte do país. Segundo ela, uma média de 23 mulheres morrem mensalmente vítimas do câncer que PODE ser evitado por meio da vacinação e do processo de conização. Esse último, no caso de mulheres com infecções pré-cancerosas.

“Esse número representa mais de 200 mortes por ano”, comentou Mônica Bandeira durante Cessão de Tempo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Vacinação nas escolas

Delegado Péricles tem encampado diálogos junto ao Governo do Amazonas, por meio de representantes da saúde e educação, para que a vacinação de meninas e meninos de 9 a 14 anos volte a acontecer direto nas escolas públicas do Estado.

“Tenho conversado com muitas pessoas e tenho esperança de que logo teremos um retorno positivo”, projetou Delegado Péricles.

Cepcolu

Com os valores enviados por Delegado Péricles à Fcecon, por meio de emendas parlamentares, está sendo possível a construção do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo de Útero (Cepcolu).

O local, ao lado da Fcecon, deve ser entregue à população no segundo semestre de 2024, para atendimento às mulheres com lesões pré-cancerosas que passaram pelo procedimento da conização. Com isso, terão retiradas as lesões iniciais da doença e demais protocolos precoces para remissão total da enfermidade.

 

  

Tags:ALEAMcapaDelegado PériclesGoverno do Amazonaspericles
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas divulga boletim sobre a estiagem no estado desta segunda-feira
Próximo artigo Sine Amazonas divulga 213 vagas de emprego para esta terça-Feira

Mais notícias desta categoria

táxis em Manaus – Decreto amplia autorizações

15 horas atrás

Educação ambiental – PMM promove ação na escola André Vidal

20 horas atrás

Reabilitação facial gratuita: Transformando vidas na UEA

22 horas atrás

Provão Eletrônico EJA: Inscrições Abertas para 6.500 Vagas

1 dia atrás

Vice-prefeito Renato Júnior inaugura Cmei Dom Bosco

4 dias atrás

Governo do Amazonas entrega Carteiras de Identidade Nacional

4 dias atrás

Crédito Rosa: Oportunidade na 47ª Expoagro

4 dias atrás

Piloto Helicóptero: SSP-AM Qualifica Primeiro no Amazonas

4 dias atrás

Procon nas Escolas – Aprendizado essencial para jovens

5 dias atrás

Plano Municipal de Segurança Viária: Avanços em Manaus

7 dias atrás

Sedecti e Fapeam: Inovação no Amazonas

7 dias atrás

Manaus lidera ranking nacional de cobertura vacinal

7 dias atrás
Ilumina+ Amazonas: 100% de iluminação pública em LED
Orquestra Barroca do Amazonas apresenta Sinfonias imperdíveis
Estação de Tratamento de Água: Transformando São Gabriel
Reabilitação do Centro: Investimentos em Manaus
Viver com Arte: Transformando Residencial em Galeria
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?