Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Escolas de Samba do Grupo Experimental desfilam na zona norte em busca do título de 2024
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Estados > Escolas de Samba do Grupo Experimental desfilam na zona norte em busca do título de 2024
EstadosPolícia

Escolas de Samba do Grupo Experimental desfilam na zona norte em busca do título de 2024

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
cultura marquesa imperial marcely gomes 1024x683 1


Há 30 minutos

Cinco agremiações passaram pela passarela do samba montada na alameda Alphaville, no bairro Novo Aleixo

cultura marquesa imperial marcely gomes 1024x683 1
Escolas de Samba do Grupo Experimental desfilam na zona norte em busca do título de 2024

Fotos: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

No segundo dia do Carnaval do Povão, realizado na alameda Alphaville, no bairro Novo Aleixo, na zona norte de Manaus, na noite deste sábado (17/02), foi a vez das cinco escolas de samba do Grupo Experimental de Manaus apresentarem seus desfiles ao público que compareceu à passarela do samba montada no local.

Realizado pelo Instituto de Inovação Desportiva e Cultural do Amazonas e pela Uni Eventos, o Carnaval do Povão integra a programação do Carnaval da Floresta, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A programação, que descentraliza a folia, levando o Carnaval à zona mais populosa da cidade, está sendo realizada nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro.

cultura carnaval do povao marcely gomes 1024x683 1
Escolas de Samba do Grupo Experimental desfilam na zona norte em busca do título de 2024

Fotos: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Representante da Uni Eventos, o assessor de Comunicação Will Oliveira destacou que a criação do Grupo Experimental do Carnaval de Manaus, cujos desfiles foram realizados pelo segundo ano consecutivo, tem a função de dinamizar e criar mais competitividade na disputa entre as agremiações da cidade.

“O grupo experimental chegou para fomentar essa disputa entre as escolas de samba. Deixar aquela mesmice dos grupos de acesso A e B, para que isso possa enriquecer o Carnaval com outras escolas de samba. E assim, fazer com que haja mais competitividade”, afirmou Will.

Musa da escola de samba Dragões do Império, do bairro São Jorge, na zona Noroeste de Manaus, Lene Miranda, foi conferir os desfiles das escolas do Grupo Experimental a convite de uma amiga. “Eu vim prestigiar os desfiles a convite de uma amiga minha. Ela é rainha da bateria da União Leste. Eu vim prestigiar ela”, disse.

Proprietário de uma das barracas da praça de alimentação montada para atender ao público do Carnaval do Povão, Paulo Sérgio comemorava a oportunidade de ganhar uma renda extra. “Nós estamos aqui pelo segundo ano e temos a oportunidade que o governo está dando para nós, de uma renda extra. Ganhando cada dia mais”, relatou.

cultura imperio do cajual marcely gomes 1024x683 1
Escolas de Samba do Grupo Experimental desfilam na zona norte em busca do título de 2024

Fotos: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Os desfiles

A primeira escola a se apresentar foi a Marquesa Imperial, do bairro Coroado, na zona leste. Com o enredo “A viagem em um mundo veloz, do encantado Mágico de Óz”, a escola desfilou com alas representando os personagens da clássica história, como o homem de lata, o espantalho e o leão.

Segunda a adentrar a passarela do samba montada na zona norte, a União Leste apresentou o enredo “Do lixo ao lucro”, com o qual levou a mensagem de necessidade de reciclagem, coleta seletiva de lixo e outras medidas necessárias à preservação do planeta.

A G.R.E.S. do Amor levou o enredo “Meu Amor é meu Pavilhão” ao Carnaval do Povão. A escola do bairro Mutirão, na zona leste, exaltou as cores de sua bandeira: rosa, dourado e branco em seu desfile.

Atual campeã do grupo experimental, a Império do Cajual fez uma viagem ao Nordeste brasileiro com o enredo “A brasilidade do Nordeste, sou Cajual, cabra da peste”. A escola do bairro Morro da Liberdade, na zona sul, exaltou os grandes personagens e costumes nordestinos.

cultura mocidade da uniao marcely gomes 1024x683 1
Escolas de Samba do Grupo Experimental desfilam na zona norte em busca do título de 2024

Fotos: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Mocidade da União, do Bairro da União, no Parque Dez, zona centro-sul, foi a última a se apresentar. Com o enredo “As sete linhas de Umbanda, as sete irradiações divinas de Deus”, a escola exaltou os cultos afro-brasileiros em seu desfile.

A apuração dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Experimental acontece neste domingo (18/02), às 16h, no mesmo local onde está sendo realizado o Carnaval do Povão, quando será conhecida a escola campeã de 2024.

Tags:Governo do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Justica 2 300x200 2 150x150 1 Universidade passará a destacar formando em Direito detentor do melhor coeficiente com Placa de Mérito Acadêmico denominada “Des.ª Nélia Caminha Jorge”
Próximo artigo CETAM AULA DE GASTRONOMIA2 CLEUDILON PASSARINHO 1 1024x684 1 Cetam abre Ano Letivo dos Cursos Técnicos em Manaus

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2025 04 17 at 13.48.38 1024x682 2

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

3 meses atrás
ACAO IIACM FOTO VICTOR LEVY SSP AM 2 577x435 q15iGz

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

8 meses atrás
PMAM APREENSAO DE ARMA E DROGAS 3a CICOM 577x435 RpLImj

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

8 meses atrás
PCAM FACHADA DECCM NORTE LESTE FOTO DIVULGACAO 5 577x435 eSuxr0

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

8 meses atrás
PCAM MATERIAL APREENDIDO FOTO DIVULGACAO 577x435 OO2vi0

Polícia Civil prende homem e apreende 34 tabletes de maconha tipo skunk avaliadas em R$ 110 mil

8 meses atrás
SSP AM REDUCAO ZONA OESTE FOTOS VICTOR LEVY SSP 3 577x435 jb17on

SSP-AM registra redução em indicadores criminais na zona oeste de Manaus

8 meses atrás
SECOM Operacao Natal Mais Seguro FOTO Arthur Castro 577x435 oKlycJ

“A presença da polícia traz mais segurança”, diz comerciante sobre a Operação Natal Mais Seguro

8 meses atrás
PCAM DESAPARECIDA EMILY MACEDO LIMA FOTO DIVULGACAO qewGlt

Polícia Civil divulga a imagem de mulher que desapareceu após sair de casa no bairro Flores

8 meses atrás
PCAM DEP DE HUMAITA FOTO DIVULGACAO 577x435 NMIAd8

Em Humaitá, Polícia Civil prende homem por descumprir medida contra a ex-companheira

8 meses atrás
SECOM RecuperaFone FOTOS Arthur Castro 577x435 nmETtR

Em outubro, forças de segurança do Amazonas reduziram mais de 50% os crimes de roubo de aparelhos celulares em Manaus

8 meses atrás
REUNIAO CONESPDS FOTO DIVULGACAO SSP AM 2 577x435 n4ie8D

SSP-AM realiza 22° reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Amazonas

8 meses atrás
PCAM DELEGACIA DE JURUA769 FOTO DIVULGACAO 577x435 KSi9A4

Operação Hagnos: PC-AM indicia professor por estupro de vulnerável e aliciamento de seis alunas, em Juruá

8 meses atrás

Em Alvarães, PC-AM e GCM prendem homem por descumprir medida protetiva e ameaçar a ex-companheira

Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende cinco pessoas por envolvimento com tráfico de drogas

Operação Natal Mais Seguro: Governo do Amazonas reforça policiamento durante compras e festividades de fim de ano

Polícia Militar do Amazonas prende dupla com 350 tabletes de maconha avaliados em mais de R$ 7 milhões

Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende dois homens e apreende drogas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?