Com o propósito de fortalecer os laços institucionais entre a Suframa e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), foi realizada uma reunião por videoconferência na manhã desta sexta-feira (2). O encontro teve como base os objetivos estipulados no Acordo de Cooperação Técnica nº 01/2021, firmado entre as duas autarquias que atuam no desenvolvimento sustentável e redução das desigualdades regionais.
Na pauta da reunião, foram elencados quatro temas visando a aprimorar e fortalecer a cooperação entre as entidades. A Suframa propôs a participação da Sudam nas reuniões do Conselho Administrativo da Suframa (CAS); participação da Suframa nas reuniões do Conselho Deliberativo da Sudam (Condel); participação da Sudam no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda); participação da Sudam na 2ª Jornada de Integração e Interiorização do Desenvolvimento em 2024.
Sobre a participação da Sudam no CAS, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou que, além de deliberar sobre novos projetos e alinhar estratégias de desenvolvimento para a região, a próxima reunião terá caráter celebrativo, pois ocorrerá no 57º aniversário oficial da Zona Franca de Manaus (ZFM). Em resposta, o superintendente da Sudam, Paulo Rocha, se comprometeu a prestigiar o evento juntamente com toda a diretoria da autarquia.
A respeito da presença da Suframa nas deliberações da Sudam, Paulo Rocha afirmou que buscará alterar os normativos legislativos para que a Suframa tenha direito à voto. “Além de garantir voto a Suframa, já estávamos estudando mudar o decreto para também inserir como membros do nosso conselho a presença de bancos públicos como a Caixa e o Banco do Brasil. Uma forma de aumentar o direcionamento de recursos para a região de projetos como o Plano Safra, por exemplo”, explicou Rocha.
Bosco Saraiva destacou o interesse que a Sudam colabore nas decisões do Capda como forma de incentivar um incremento de pesquisas que impulsionem a inovação e a sustentabilidade na região. O superintendente da Suframa também reforçou o convite para o engajamento da Sudam na próxima Jornada, que ocorrerá nos estados de Roraima, Rondônia, Acre e Amapá. “Nosso planejamento é que, devido ao fato de ser ano eleitoral, as jornadas ocorram no primeiro semestre, para que a percepção pública veja esses eventos como de fato eles são: técnicos e não sejam confundidos com eventos eleitorais”, explicou.
O superintendente da Suframa ressaltou, ainda, o comprometimento das autarquias em consolidar uma parceria estratégica, alinhando esforços para impulsionar o desenvolvimento econômico e social na região amazônica. “A expectativa é que essa cooperação fortalecida resulte em ações conjuntas que beneficiem a comunidade local e promovam a sustentabilidade da Amazônia”, frisou Saraiva.
Também participaram da reunião, pela Suframa, o superintendente-adjunto Executivo, Frederico Aguiar; o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; e o coordenador-geral de Desenvolvimento Regional, Igor Bahia Costa.