Há 24 minutos
Ao todo, 11 órgãos federais e estaduais participam do Grupo Gestor que desenvolverá o modelo sugerido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para o estado
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) realizou, nesta quinta-feira (31/01), a 1ª reunião ordinária do Grupo Gestor do Plano ABC+ no Amazonas. O plano, coordenado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), tem como objetivo promover a adaptação à mudança do clima e o controle das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na agropecuária estadual, com vistas ao desenvolvimento sustentável. A abertura do encontro foi feita pela secretária Executiva da Sepror, Larissa França.
O Mapa sugeriu o modelo do programa para ser desenvolvido em várias regiões do Amazonas, com acompanhamento da Superintendência Federal da Agricultura (SFA), que participou da reunião por meio da titular Dionísia Campos.
Estiveram presentes também representantes da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (SECT), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Banco da Amazônia (Basa) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea).
O coordenador do núcleo no Amazonas, Heitor Liberato, destacou que o plano começa a ser efetivamente implantado no estado a partir de um levantamento que será feito por todos os órgãos participantes, sobre as atividades que já desenvolvem no estado e que são compatíveis com o que prevê o ABC+.
“A partir do que já está sendo executado hoje e que será apresentado na próxima reunião, teremos o primeiro mapeamento do Plano e a definição de prioridades, destacando-se em primeiro momento um acordo de cooperação com a Secretaria de Produção Rural do estado do Tocantins”, acrescentou Liberato.
A execução do Plano ABC+ no Amazonas está sob coordenação-geral da Sepror. O núcleo coordenador é formado por outros 11 órgãos das esferas estadual e federal. A próxima reunião do Grupo Gestor ocorrerá no dia 5 de março, na sede da SFA, em Manaus.
Plano ABC+
O ABC+, “Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária com Vistas ao Desenvolvimento Sustentável”, é um plano que apresenta uma agenda estratégica proposta pelo governo brasileiro para continuação de sua política setorial para enfrentamento à mudança do clima no setor agropecuário para o período de 2020 a 2030.