Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Projeto de Joana Darc defende a inclusão da educação climática nas escolas da rede pública do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Projeto de Joana Darc defende a inclusão da educação climática nas escolas da rede pública do Amazonas
ALEAMPolítica

Projeto de Joana Darc defende a inclusão da educação climática nas escolas da rede pública do Amazonas

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
Projeto de Joana Darc defende a inclusao da educacao climatica no ensino das escolas da rede publica do Amazonas 1024x681 1

De autoria da deputada Joana Darc (União Brasil), o Projeto de Lei (PL) nº 1.313/2023, que tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pretende incluir a temática de Educação Climática no programa de ensino das escolas da rede pública do Estado, que será ministrado como conteúdo transversal multidisciplinar, nas diversas disciplinas que compõem a grade curricular.

A educação climática é a temática que possibilitará ao indivíduo a construção de valores sociais, conhecimentos, atitudes, habilidades e competências quanto às ações de prevenção, mitigação, adaptação e resiliência relacionadas às mudanças do clima.

Para a parlamentar, contemplar a grade curricular dos alunos seria de extrema importância, principalmente por conta dos últimos acontecimentos no Amazonas e no mundo.

“Tivemos uma seca histórica em 2023, e as possíveis causas precisam ser debatidas dentro de sala de aula. A estiagem acontece anualmente no nosso Estado, mas as últimas tiveram uma grande influência das crises climáticas que atingem o mundo, e a educação climática seria uma solução para ensinar as próximas gerações a lidar e, principalmente, amenizar esse problema”, disse.

Temas envolvidos

De acordo com o texto da propositura, o desenvolvimento da Educação Climática abrangerá, dentre outros aspectos, os seguintes temas: aquecimento global, geopolítica e clima; mudanças do clima, fauna e flora locais; sustentabilidade; biodiversidade e alterações ambientais; entre outros.

Se aprovada na Aleam e sancionada pelo Governo do Amazonas, a integridade da biosfera, bem como a poluição e os impactos no clima, a história dos movimentos climáticos, ambientalismo e práticas sustentáveis também serão as pautas que vão ingressar na grade curricular das escolas.

Joana Darc, autora da propositura, defende que os professores sejam capacitados para garantir o processo de ensino dos alunos.

“Para além da inclusão desta temática nas salas de aula das escolas públicas do Amazonas, é interessante a capacitação dos profissionais de educação, de modo a garantir um processo de ensino-aprendizagem em diálogo e consonância com os temas mais relevantes e urgentes da atualidade”, ressaltou.

Palestras e atividades externas

As unidades públicas de ensino do Amazonas poderão receber convidados especialistas para proferirem palestras e promover outras ações ligadas ao assunto das crises climáticas. As escolas também poderão realizar atividades externas como atividades de campo, período de vivência com a natureza a fim de proporcionar maior contato com o meio ambiente.

A propositura ressalta que as unidades de ensino poderão incluir atividades internas com a manutenção de hortas escolares com princípios agroflorestais, cisternas para captar água da chuva, composteiras e a gestão eficiente dos resíduos sólidos.

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoGoverno do Amazonasmanchetemeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior sharewhats Daest divulga ferramentas de apoio aos editais de assistência estudantil campus Manaus
Próximo artigo Agora e lei Complexo Turistico da Ponta Negra e Patrimonio Historico a partir de iniciativa de Roberto Cidade Agora é lei: Complexo Turístico da Ponta Negra é Patrimônio Histórico a partir de iniciativa de Roberto Cidade

Mais notícias desta categoria

img20241218194922882 768x473 1

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

7 meses atrás
img20210825144423936 768x512 1

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

7 meses atrás
img20241216203141935 768x473 1

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

7 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

7 meses atrás
img20210628105450666 768x576 1

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

7 meses atrás
4704e67c 041d 45cc 85f9 3efcbd109077 768x576 1

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

7 meses atrás
img20241205121736321 768x473 1

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

7 meses atrás
img20231025124254366 768x512 1

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

7 meses atrás
img20210517123715521 768x512 1

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

7 meses atrás
gettyimages 2182891663 768x512 1

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

7 meses atrás
Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessao Especial em alusao ao Dia da Consciencia Negra e aniversario da morte de Zumbi dos Palmares Foto Danilo Mello Aleam NCi7i8

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás
Mayra Dias propoe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violencia contra mulheres em eventos publicos Foto Aguilar Abecassis 1024x683 IhxvAN

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Deputado João Luiz propõe que Aleam atualize a legislação sobre a proibição de celulares em salas de aula no Amazonas

Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Aleam realiza palestras em municípios do interior do Amazonas

Dra. Mayara destaca ação no Dia Mundial do Diabetes

Adjuto Afonso denuncia mais uma vez má gestão de empresa que administra hospital de Lábrea e cobra mudanças

Adjuto Afonso cobra regulamentação de Lei para navegação e critica entraves ao setor fluvial no Amazonas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?