Exposição apresentou materiais didáticos da área de Biologia confeccionados pelos estudantes no decorrer dos semestres letivos de 2023
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
Com informações do IEAA/Humaitá
Bolsistas do Núcleo de Biologia do Programa de Residência Pedagógica do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), unidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no município de Humaitá, realizaram, no último mês de dezembro, a primeira edição da Expobio, evento voltado a despertar o interesse e a curiosidade dos alunos em relação à Biologia.
A Expobio foi realizada na Escola Estadual Duque de Caxias e contou com a apresentação dos materiais didáticos da área de Biologia confeccionados pelos estudantes no decorrer dos semestres letivos de 2023.
O residente Marcelo de Souza da Cruz destaca os recursos educacionais produzidos. “Foram confeccionadas maquetes, jogos didáticos, jornal e coleções didáticas com espécies de vegetais, sendo que a exposição abrangeu diversos temas, como: Genética, Sistemas do Corpo Humano, Células, Botânica e Seres Vivos. Essas exposições enriquecem a formação acadêmica por meio de experiências no âmbito educacional, tornando os conceitos biológicos mais acessíveis aos estudantes”, avaliou.
Metodologias inovadoras
A professora e preceptora Juracy Santos Pereira afirma que trabalhar com as metodologias inovadoras permite que o ambiente da sala de aula se torne mais interessante para os alunos. “Saímos daquela aula mecânica, na qual se utiliza apenas pincel e quadro. O Jornal Biológico, por exemplo, permitiu que os alunos fossem os protagonistas de sua aprendizagem, além de oportunizar que fossem em busca de conhecimentos, ao se trabalhar com a pesquisa do jornal. A confecção do jornal também contribui para a formação dos residentes pois, como futuros professores, eles adquirem mais experiências relacionadas ao futuro ambiente de trabalho deles”, declarou a preceptora.
Aliança de teoria e prática
A residente Ana Paula Guimarães ressalta que o Programa de Residência Pedagógica (PRP) está sendo muito importante para a formação acadêmica dela. “Foi nesta etapa do ‘estar’ em sala de aula que me encontrei como professora. Com as propostas das intervenções pela nossa preceptora, entramos, de fato, em contato direto com os alunos em sala de aula, constatamos, por meio destas atividades, que aplicar metodologias ativas em sala de aula é um caminho pedagógico que estimula o aluno a participar e no qual, de fato, existe o contato direto professor/aluno”, afirmou a residente, que ressaltou ainda os 15 projetos integradores desenvolvidos ao longo do ano letivo de 2023, um deles, intitulado ‘Educação Ambiental’, tendo sido premiado como a melhor prática exitosa.
Proposta lúdica
O residente Narkson Freitas comenta que a Expobio foi uma proposta de atividade lúdica, considerando que a escola trabalha com salas temáticas. “Foi possível apresentar os trabalhos que foram realizados pelos alunos com o nosso auxílio. Nosso colega da residência, Marcelo de Souza, propôs a construção de um jornal de tamanho grande, quase um painel. Em seguida, tivemos a ideia de juntar caixas de papelão uma sobre a outra. Foi uma grande exposição de conhecimento, não apenas de nossos alunos, mas também de um projeto de aula de uma turma do presídio de Humaitá. Esse evento foi muito gratificante e importante para mim, pois pudemos mostrar nossos esforços e o que aprendemos durante esse período que estamos residindo na escola, mesmo com problemas de infraestrutura”, comentou.
Trabalho em equipe
A residente Raíza ressalta que o protagonismo de cada participante permitiu um exitoso trabalho em equipe. “A Expobio proporcionou uma experiência única aos alunos, à preceptora e aos residentes, mostrando que o ensino de Biologia pode ser, além de interessante, divertido e criativo”.
O residente Arinelson do Nascimento destaca que a exposição foi uma oportunidade de mostrar para a comunidade educacional e estudantil todo o esforço, o empenho e a dedicação por parte dos envolvidos na confecção dos materiais didáticos. “Isso possibilitou compartilhar um pouco da vivência escolar e os resultados já conquistados dentro do Programa de Residência Pedagógica que, sem dúvida, enriquece a formação acadêmica dos licenciados”, concluiu a residente.