Por Sandra SiqueiraEquipe Ascom Ufam
Celebrar os 50 anos da formatura e 55 da chegada dos alunos excedentes de Medicina da Turma de 1973 foi o objetivo da solenidade realizada no auditório do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), no dia 8 de dezembro, às 17h. O evento congregou não somente os egressos da turma, mas também os docentes da época para compartilhar o momento de festividade e alegria para aqueles que ajudaram a formar e consolidar a área de Medicina no Amazonas.
O evento foi organizado pelos ex-alunos daquela que foi a terceira turma do curso de Medicina da Ufam, então, Universidade do Amazonas (UA), em parceria com Faculdade de Medicina e o HUGV. Formada por estudantes de oriundos de diferentes estados brasileiros que foram aprovados em vestibulares para as universidades públicas, mas que não conseguiram efetuar matrícula em razão do excesso do número de aprovados em relação ao de vagas disponíveis em suas localidades. Devido à luta estudantil em prol dos selecionados, o governo federal realocou esse grupo para a Ufam para que pudessem estudar e assim foi criada a Turma dos Excedentes.
Compuseram a mesa de honra do evento o representante do reitor da Ufam, professor Sylvio Mário Puga Ferreira, o diretor da Faculdade de Medicina professor Edson Andrade, o superintendente do HUGV, professor Juscimar Nunes, a representente dos egressos da turma de 1973 e coordenadora do evento, professora Maria do Socorro Lucena Cardoso e a representante dos professores do curso de Medicina que participaram da formação acadêmica dos egressos da turma de 1973, professora Laize Brito.
“São exatos 27 ex-alunos saídos dessa turma que viraram professores da Faculdade de Medicina. Eu posso dizer sem desmerecer a figura catalizadorea do professor Dourado e do professor Borborema, que foram as pessoas que catalizaram a formação do Instituto Tropical que hoje leva o nome do professor Dourado … Não existe nenhuma turma com essa quantidade de professores. Então, o Conselho Departamental da Faculdade de Medicina pediu que eu transmitisse essa mensagem de agradecimento a todos vocês”, disse o diretor da FM, professor Edson Andrade.
O superintendente do HUGV, professor Juscimar Carneiro Nunes, deu as boas vindas aos egressos e os parabenizou pelos 50 anos de formatura. “Sejam todos muito bem-vindos ao Hospital Universitário, essa é a casa de vocês. Essa é a nossa eterna casa, esse Hospital, para todos que são da Faculdade de Medicina, da Escola de Enfermagem, de todos nós. Estou muito feliz em ter vocês aqui. Espero que continuem vindo ao nosso Hospital. Ele foi feito para a sociedade, para os amazonenses, para todos nós. É o legado. É a história de vocês que deu certo, e temos esse Hospital maravilho aqui”, expôs.
Aula da Saudade
Eleita por unanimidade, a professora Laize Berniz Leite Brito foi convidada a ministrar a Aula da Saudade aos egressos. Para prestar homenagem aos ex-alunos, a docente relembrou um pouco da história da turma e os desafios enfrentados para a conclusão do curso de Medicina na Manaus de 1968, quando chegaram de vários estados do país. “Antes de viajarem, pessoas desinformadas pediram-lhes para terem cuidado, pois poderiam encontrar índios passeando nas ruas, junto com animais selvagens. Mas, o que encontraram foi uma cidade tranquila, silenciosa, cheia de encantos, com um pouco menos de 300.000 habitantes, à sua frente descortinava-se o caudaloso rio serpenteando o exuberante verde da densa floresta”, registrou a docente. “Tudo estava caminhando bem. Mas nem tudo eram flores. A Faculdade de Medicina do Amazonas atravessava um período de dificuldades. Pouca verba, poucos recursos humanos, principalmente de professores. Inaugurada há apenas três anos, não dispunha de restaurante e nem de alojamentos para os universitários”, informou.
“Como era esperado, no início houve um pouco de ciúme da turma local, talvez, motivado pelo natural espírito da competitividade, que logo foi substituído por solidariedade e altruísmo, sentimentos próprios da hospitalidade e do bom caráter do povo amazonense”, relatou. “A maternidade Ana Nery foi o berço da Obstetrícia. Como havia poucos professores, os médicos plantonistas ajudavam na prática dos procedimentos obstétricos, nos quais vocês tiveram a oportunidade de entrar desde os primeiros plantões. A maioria dos partos normais era realizada pelas parteiras, pessoas com um bom conhecimento prático da arte de partejar e que demonstravam muito prazer em ensinar o que sabiam”, disse.
“No dia 15 de dezembro de 1973, 20h, foi realizada a sessão solene de colação de grau, na Quadra Esportiva do Colégio Militar e no dia 26 de dezembro daquele, às 23h, o baile de gala, na sede Social do Atlético Rio Negro Clube. Então, amigos, torno a parabenizá-los por essa grande vitória. Venceram! O sonho foi apenas o farol que lhes iluminou o caminho. Porém, a vontade de vencer foi o combustível que lhes fez caminhar para alcançar seus objetivos. Vocês venceram. Vocês mudaram!”, declarou a professora.
Homenagens
Em seguida, houve a homenagem com a entrega dos certificados aos egressos da turma 73 e docentes presentes.
Nomes dos homenageados:
ALUÍSIO VARELA DE MIRANDA
ANTÔNIO CARLOS DUARTE CARDOSO
ANTÔNIO D´ÁUREA
ANTÔNIO JACOME NETO
ANTÔNIO DE MATOS TAVARES
ANTÔNIO NOGUEIRA DE FARIAS
CLEMÊNCIO CÉSAR DE CAMPOS CORTEZ
CLEWIS HENRI MUNHOZ
CLEMENTE ABDALA SIMÕES
CREUZA RIBEIRO DE OLIVEIRA
DILMA MARIA TAPAJÓS DE OLIVEIRA
DIONE DE ANDRADE ALECRIM MONTORIL
ELPIDIO DE SOUZA RÊGO
FRANCISCO MANUEL MARQUES MARINHO
JORGE DE AGUIAR PEREIRA
GUARACI DA COSTA BARBOSA
IRINEA VITAL BRITO
ISABEL DIAS COSTA
JAIRO LAGO ALVES
JOÃO BATISTA GIOIA
JOÃO BOSCO DE OLIVEIRA
JOAQUIM HIGINO DA SILVA MARQUES
JOSÉ JARBAS PEREIRA
JOSÉ PAULINO ROCHA
LUZIA HELENA LOUREIRO TAPAJÓS
MARCELO MONTORIL FILHO
MARCUS ALFREDO QUEIROZ DO AMARAL
MARCUS VINITIUS DE FARIAS GUERRA
MARIA DA GLÓRIA DA S. CHAVES
MARIA DAS GRAÇAS DA COSTA ALVES
MARIA DAS GRAÇAS T. DO VALLE
MARIA DE LOURDES CORDEIRO DE SOUZA
MARIA DE LOURDES MARQUES MARINHO
MARIA LÚCIA DOS SANTOS
MARIA SALETE DE AMORIM SOUZA
MARIA DO SOCORRO DE LUCENA CARDOSO
MARLENE BENFICA MATOS
NELSON ABAHIM FRAIJI
PAULO PINHEIRO DO RÊGO
RAMIRO JOSÉ TEIXEIRA E SILVA
RITA MARIA DO SOCORRO DA SILVA
ROZÁLIA LIBÓRIO DE OLIVEIRA
SAMUEL MEDEIROS MACIEL
SULIETE DE FATIMA MARTINS DE ANDRADE
TAMAR GALVÃO DE OLIVEIRA
VITO GALATI
VANDAMELINA DE MELO CARVALHO
DOCENTES QUE FIZERAM PARTE DA TRAJETÓRIA DE SUCESSO DA TURMA 1973:
CLAUDIONOR CABRAL DIA
EDILBERT SALOMÃO BRITO
JOSÉ BERNARDES SOBRINHO
ZILTON VIEIRA LEITE