Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: 45ª Expoagro: Governo, Embrapa e produtores debatem sobre a cadeia produtiva da mandioca no estado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Estados > 45ª Expoagro: Governo, Embrapa e produtores debatem sobre a cadeia produtiva da mandioca no estado
EstadosPolícia

45ª Expoagro: Governo, Embrapa e produtores debatem sobre a cadeia produtiva da mandioca no estado

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
45a Expoagro Governo Embrapa e produtores debatem sobre a cadeia produtiva da mandioca no estado Foto Antonio Lima Secom 3 1024x683 1


Há 15 horas

O espaço na feira proporcionou uma oportunidade de interação e troca de experiências relacionadas ao trabalho realizado nesta cadeia produtiva nos municípios 

45a Expoagro Governo Embrapa e produtores debatem sobre a cadeia produtiva da mandioca no estado Foto Antonio Lima Secom 3 1024x683 1
Foto: Antonio Lima / Secom

Os desafios e as ações de melhorias para os projetos da cadeia produtiva da mandioca no Estado do Amazonas foram debatidos, nesta quarta-feira (06/12), em um workshop realizado no auditório da 45ª Feira de Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) com representantes do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) e produtores rurais.

O Estado do Amazonas é o segundo maior produtor de mandioca da região Norte, e um dos principais do Brasil. O espaço na Feira foi uma oportunidade de interação e troca de experiências em relação ao trabalho realizado nessa cadeia produtiva nos municípios. O secretário Executivo-Adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal da Sepror, Airton Schneider, pontuou a importância da abordagem para a geração de renda das famílias que vivem desse cultivo no estado.

“Estamos muito felizes de estar recebendo esse público dentro da programação da Expoagro sobre essa tratativa da temática da cultura da mandioca para que possamos identificar as dificuldades e os pontos estratégicos que precisam ser ajustados para 2024. Isso apresenta formas dinâmicas para que possamos, como governo estadual, atuar para conseguir fazer com que essa cadeia, que está presente em todas as atividades e em todos os empreendedores, possa se desenvolver com ganho e renda para as famílias”, disse.

Durante a reunião, foi enfatizada também a importância do uso da tecnologia para a elevação da produtividade e da qualidade dos produtos e serviços rurais, visando a melhoria da condição de renda, da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável no meio rural.

“A mandioca é de extrema importância porque ela faz parte da alimentação. Todas as pessoas aqui no estado consomem a mandioca, através da farinha e de uma certa quantidade de produtos que, hoje, são encontrados no mercado. A cultura da mandioca é praticada por pequenos agricultores que precisam sempre de apoio para que possam fazer as mudanças que precisam no processo de produção e de melhoria na qualidade de vida”, destacou o pesquisador da Embrapa, João Ferdinand Barreto.

O produtor rural Raimundo Limão, 45, do município de Rio Preto da Eva, participou do workshop e disse que adquiriu mais conhecimentos sobre a cadeia produtiva da mandioca. “Está sendo muito válido porque eu não tinha conhecimento dessa cultura ainda. Então, estou iniciando agora essa atividade, e está sendo muito importante porque quando você não tem o conhecimento, fica difícil de você trabalhar”. 

45a Expoagro Governo Embrapa e produtores debatem sobre a cadeia produtiva da mandioca no estado Foto Antonio Lima Secom 4 1024x683 1
Foto: Antonio Lima / Secom

Programação e temas

Nesse primeiro dia de workshop, foram abordados os temas: Apresentação macro sobre as atividades da Embrapa Amazônia Ocidental e tecnologias disponíveis à sociedade; Tecnologias para a Cadeia Produtiva da Mandioca; Depoimentos sobre experiências de sucesso; Metodologia e Dinâmicas de Promoção da Cadeia de Valor da Mandioca; e Construção coletiva de uma proposta de atuação para o setor, seguida de apresentação dos resultados do evento.

No segundo dia, nesta quinta-feira (07/12), acontecerá uma Visita Técnica ao Sítio São Francisco do Canindé, Ramal do Baixo Rio, km 7 (lado direito), no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus).

Tags:Estado do AmazonasManausRio Preto da Eva
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sepror Expoagro Criancas 3 Isaac Maia Governo do Amazonas promove programação infantil e atrações regionais na 45ª Expoagro
Próximo artigo Expoagro 2023 E28098Os Menotti agitam publico no segundo dia da feira de agronegocios do Amazonas 2 Foto Mauro Neto Secom 1024x682 1 Expoagro 2023: ‘Os Menotti’ agitam público no segundo dia da feira de agronegócios do Amazonas

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2025 04 17 at 13.48.38 1024x682 2

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

3 meses atrás
ACAO IIACM FOTO VICTOR LEVY SSP AM 2 577x435 q15iGz

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

8 meses atrás
PMAM APREENSAO DE ARMA E DROGAS 3a CICOM 577x435 RpLImj

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

8 meses atrás
PCAM FACHADA DECCM NORTE LESTE FOTO DIVULGACAO 5 577x435 eSuxr0

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

8 meses atrás
PCAM MATERIAL APREENDIDO FOTO DIVULGACAO 577x435 OO2vi0

Polícia Civil prende homem e apreende 34 tabletes de maconha tipo skunk avaliadas em R$ 110 mil

8 meses atrás
SSP AM REDUCAO ZONA OESTE FOTOS VICTOR LEVY SSP 3 577x435 jb17on

SSP-AM registra redução em indicadores criminais na zona oeste de Manaus

8 meses atrás
SECOM Operacao Natal Mais Seguro FOTO Arthur Castro 577x435 oKlycJ

“A presença da polícia traz mais segurança”, diz comerciante sobre a Operação Natal Mais Seguro

8 meses atrás
PCAM DESAPARECIDA EMILY MACEDO LIMA FOTO DIVULGACAO qewGlt

Polícia Civil divulga a imagem de mulher que desapareceu após sair de casa no bairro Flores

8 meses atrás
PCAM DEP DE HUMAITA FOTO DIVULGACAO 577x435 NMIAd8

Em Humaitá, Polícia Civil prende homem por descumprir medida contra a ex-companheira

8 meses atrás
SECOM RecuperaFone FOTOS Arthur Castro 577x435 nmETtR

Em outubro, forças de segurança do Amazonas reduziram mais de 50% os crimes de roubo de aparelhos celulares em Manaus

8 meses atrás
REUNIAO CONESPDS FOTO DIVULGACAO SSP AM 2 577x435 n4ie8D

SSP-AM realiza 22° reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Amazonas

8 meses atrás
PCAM DELEGACIA DE JURUA769 FOTO DIVULGACAO 577x435 KSi9A4

Operação Hagnos: PC-AM indicia professor por estupro de vulnerável e aliciamento de seis alunas, em Juruá

8 meses atrás

Em Alvarães, PC-AM e GCM prendem homem por descumprir medida protetiva e ameaçar a ex-companheira

Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende cinco pessoas por envolvimento com tráfico de drogas

Operação Natal Mais Seguro: Governo do Amazonas reforça policiamento durante compras e festividades de fim de ano

Polícia Militar do Amazonas prende dupla com 350 tabletes de maconha avaliados em mais de R$ 7 milhões

Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende dois homens e apreende drogas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?