Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: UGPE atualiza avanços do Prosai Parintins para os moradores das áreas beneficiadas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Estados > UGPE atualiza avanços do Prosai Parintins para os moradores das áreas beneficiadas
EstadosPolícia

UGPE atualiza avanços do Prosai Parintins para os moradores das áreas beneficiadas

Por biblia
Última atualização: 3 de dezembro de 2023
4 Min Lidos
Compartilhar


Há 10 horas

Previsão de início das obras é 2024, após assinatura do contrato com o BID

FOTOS: Mayana Thomaz/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) realizou, neste sábado (02/12), um encontro com moradores das áreas que serão beneficiadas pelo Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins. A reunião, que aconteceu na Escola Estadual Senador João Bosco, no município (a 369 quilômetros de Manaus), foi para informar e atualizar a comunidade sobre os avanços do programa, que tem previsão de iniciar as obras em 2024.

O programa já está em fase de preparação e de negociação da operação de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o governo brasileiro.

A programação em Parintins contou, ainda, com atendimento individualizado aos beneficiários, através do Plantão Social, e uma palestra sobre o Sistema de Gestão Ambiental e Social (SGAS) da UGPE, órgão que é vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O objetivo da palestra é preparar a população para quando as obras forem começar.

O Prosai Parintins, executado pela UGPE, vai levar urbanização para os bairros Francesa, Santa Clara, Santa Rita de Cassia, Palmares, Castanheiras e Centro, conforme explica o secretário da Sedurb, engenheiro Marcellus Campêlo.

Participaram da reunião, em Parintins, os representantes do Grupo de Apoio Local (GAL), que faz a comunicação entre a gestão do programa e a comunidade, além de moradores que estão nas áreas de intervenção.

De acordo com o subcoordenador de Planejamento da UGPE, Leonardo Barbosa, a operação de crédito que vai viabilizar o programa financeiramente passará pela aprovação do Senado Federal, antes da assinatura do contrato com o BID. “Parte dos recursos do Prosai Parintins virão de uma operação de crédito internacional que precisa da autorização do Senado. A outra virá dos cofres estaduais”, disse ele.

FOTOS: Mayana Thomaz/UGPE

O Prosai Parintins prevê investimentos de U$ 87,5 milhões, sendo U$ 70 milhões financiados pelo BID e U$ 17,5 milhões de contrapartida estadual.

Presente na reunião, Soeleni Maria da Costa, do bairro Palmares, disse aguardar com alegria o início das obras. “É muito importante para nós as informações que estamos recebendo. Estamos muito felizes por tudo o que vai acontecer na nossa área, na nossa cidade. Eu acredito que vai dar tudo certo, pois é um projeto que estamos aguardando com muita expectativa”, declarou a moradora.

A subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, falou sobre a importância das reuniões locais. “O GAL é a instância de representação da comunidade. Então, nós precisamos manter esse canal de diálogo com eles. Por isso, a gente tem feito as reuniões e os atendimentos individuais, desde o processo de consulta pública, para que estejam sempre atualizados e participantes”, afirmou.

O subcoordenador Ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso, proferiu palestra com o tema “Prosai Parintins e suas ferramentas para gestão socioambiental das obras”, destacando assuntos como conservação da biodiversidade, gestão de resíduos, educação ambiental e eficiência energética. “A gestão ambiental visa a administração responsável dos recursos naturais, a gestão aprimorada dos resíduos e a minimização dos impactos negativos das atividades humanas no meio ambiente”, ressaltou.

O Prosai vai retirar 832 famílias de uma área de risco de alagação no entorno da Lagoa da Francesa e reassentá-las em unidades habitacionais construídas pelo programa, promovendo a requalificação dos espaços, com drenagem e mobilidade urbana, sistema viário, recuperação ambiental e reflorestamento, saneamento básico, construção de parques, praças, ciclovias e equipamentos de apoio social.

Tags:Educação AmbientalManausParintins
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

EstadosPolícia

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

Por biblia
17 de abril de 2025
Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?