O grupo de servidores da Suframa das unidades regionais dos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e Amapá, atualmente reunidos em Manaus para uma série de capacitações e integração, realizou, nesta terça-feira (28), uma visita à fábrica da BIC Amazônia, localizada na avenida Içá, Distrito Industrial, zona Sul de Manaus.
Recebidos pelo diretor-geral da empresa, Jean Marc Hamon, acompanhado de outros dirigentes da fábrica, os servidores tiveram a oportunidade de conhecer os processos de produção da planta, que completou 50 anos de atividade no Polo Industrial de Manaus (PIM) em março de 2023. A planta da BIC Amazônia é a única do grupo a fabricar todos os tipos de produtos da empresa: isqueiros, barbeadores, canetas e lápis.
A BIC conta com 1.080 funcionários, dos quais 830 são colaboradores diretos, em uma unidade de 50 mil metros quadrados. São produzidos, em média, 1,3 bilhão de produtos por ano, sendo 280 milhões de isqueiros, 400 milhões de barbeadores e 650 milhões de canetas e lápis.
Segundo o diretor, a BIC tem implementado diversos sistemas de gestão de qualidade, saúde, segurança e responsabilidade social, com suas devidas certificações. “Temos ações voltadas à eficiência energética, tratamento e reutilização da água, investimentos em substituição de equipamentos para redução de energia, e obtivemos excelentes resultados, alcançando uma economia significativa, além do alto índice de satisfação dos nossos colaboradores”, explicou.
Servidores
Os servidores da Suframa expressaram impressões positivas sobre a visita à fábrica da BIC Amazônia. O servidor da Coordenação Regional de Rio Branco, Renato dos Santos, destacou a relevância da fábrica para a economia do Amazonas e do Brasil, considerando a oportunidade de interação importante para aprimorar o papel das coordenações regionais e das Áreas de Livre de Comércio no desenvolvimento regional “Para nós, que estamos lá na ponta, essa visita, além de agregar conhecimento, estreita as relações, contribuindo efetivamente para o crescimento na nossa região”, ressaltou.
Já o coordenador da ALC de Boa Vista, Jandirocy Teixeira, considerou a iniciativa como uma experiência valiosa, ressaltando a importância da visita para conhecer a fabricação de produtos que complementa a fiscalização realizada nos estados. “Estamos aqui vendo a fabricação diretamente na linha de produção da mercadoria que fiscalizamos em nossas unidades”, pontuou.
A programação com os servidores se estende até a próxima sexta-feira (1), com a continuidade da capacitação sobre a Lei de Informática e os recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e uma visita a um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT).