Dados foram apresentados no 19º Ciclo de Gestão de Desempenho (CGD). Houve queda no índice de homicídios. Foto: Nonato Rodrigues/SSP-AMA Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), por meio do Centro Integrado de Estatística de Segurança (Ciesp), apresentou, nesta terça-feira (14/11), os dados de redução de indicadores criminais do Amazonas. Os índices foram apresentados durante o 19º Ciclo de Gestão de Desempenho (CGD) das Forças de Segurança. Durante o evento, foi realizada uma certificação simbólica às unidades que desempenharam ações que contribuíram para as reduções alcançadas pelo Estado.
O encontro realizado na sede do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, contou com a participação das equipes da Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PC-AM) e do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). De acordo com o coordenador do Ciesp, tenente-coronel Rouget Britto, todos os dados apresentados são técnicos e catalogados a partir de metodologia estatística.
“Nós apresentamos o resultado de desempenho mensalmente, mas hoje foi um evento de celebração. Nós pudemos fazer um panorama geral do estado, mostrando a redução dos homicídios no Amazonas; não só os homicídios, mas as mortes violentas intencionais, na ordem de 6%, isso de janeiro até outubro deste ano. Mostramos também o resultado da capita, reduzindo roubo de veículo (-17%), roubo a estabelecimento comercial (-38%), roubo a residência (-33%) e vários outros indicadores”, afirmou o tenente-coronel.
Ainda de acordo com o coordenador do Ciesp, foram apresentados todos os dados por zona e por unidade. “Tudo isso para que cada delegado, cada comandante e cada perito saiba como está a sua performance, o seu desempenho, e ajustar os pontos que precisam ser ajustados e melhorar ainda mais aquilo que já está bom”, explicou Rouget Britto.
Conforme os dados do Ciesp, em Manaus, os melhores resultados foram nas zonas oeste e leste. “Temos esses dois destaques. Além disso, também temos destaques da Polícia Civil. Trabalhamos tanto na esfera do estado como na capital, por zona e também por unidade que fica nos bairros de Manaus”, destacou Brito.
O evento contou com a presença da comandante do Policiamento Metropolitano, Otacicleide Pereira. Foto: Nonato Rodrigues/SSP-AMPremiações
Durante o 9º CGD, representantes dos órgãos que compõem as Forças de Segurança do Amazonas foram premiados por seus desempenhos com o “Selo Nível Prata”. Para a comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel Otacicleide Pereira, o evento é visto como um congraçamento de todo o trabalho feito pela Segurança Pública em 2023.
“Estamos aqui com algumas áreas que se destacaram que foram as zonas oeste e leste. Então é um trabalho de cooperação da Polícia Militar e da Polícia Civil, que somam os esforços para reduzir os índices de ocorrências”, disse a comandante.
A Polícia Civil foi representada pela delegada Juliana Tuma. Foto: Nonato Rodrigues/SSP-AMPara delegada titular da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), Juliana Tuma, os dados apresentados durante o CGD servem como combustível para melhorar ainda mais os serviços oferecidos pela segurança à sociedade.
“Hoje é um momento que a gente tem para avaliar os números. No momento em que a gente observa que os números foram positivos, no momento que a gente observa que houve redução, é um momento também de refletir onde podemos melhorar”, declarou Tuma.
A diretora do DPTC, Margareth Vidal, comemorou o resultado e também reforçou a importância do evento para o melhoramento da Segurança Pública no Amazonas. “A avaliação é positiva. Todos os três institutos foram premiados. Atingimos quase 100% da nossa meta. Esse Ciclo de Desempenho é extremamente importante para a Secretaria Pública, pois nós precisamos conhecer o nosso desempenho, conhecer as nossas dificuldades, as nossas facilidades, para termos um nível de eficiência melhor”, ressaltou.