Localizado na Ala Sul do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o estande da Suframa virou “parada obrigatória” de personalidades presentes à segunda edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM). Durante os três dias do evento, que começou na terça-feira (7) e foi encerrado nesta quinta-feira (9), políticos do Amazonas e de outros estados fizeram questão de se dirigir ao estande da Autarquia para interagir com outros visitantes e conversar com os servidores.
Entre eles, os parlamentares Saullo Vianna, Sidney Leite, Átila Lins, Alberto Neto, Wilker Barreto e Silas Câmara. O ex-governador e senador do Distrito Federal, Paulo Octávio, foi ao local e elogiou a organização, como também ressaltou a importância da feira que é organizada pelo Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam) e a Suframa. O senador Omar Aziz também visitou o estande da Autarquia e lá destacou que a Fespim é uma oportunidade para o povo brasileiro se conscientizar sobre a relevância da Zona Franca de Manaus (ZFM) para o Brasil.
Outras autoridades, como o governador do Amazonas, Wilson Alecrim, também percorreram vários estandes da FesPIM.
No estande, os servidores da Autarquia apresentam aos visitantes a variedade de atividades institucionais realizadas pela Suframa, dentre elas, incentivos fiscais, agronegócios, desenvolvimento sustentável, pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), bem como esclarecem dúvidas sobre os efeitos positivos da ZFM para o País.
Preservação
Um dos temas que mais despertam atenção é a relação entre a relação entre o funcionamento da ZFM com a preservação da Amazônia. O assunto chamou a atenção da atriz e psicóloga Maria Paula Fidalgo. Conhecida por ter sido integrante do programa humorístico “Casseta & Planeta, Urgente!”, de 1994 a 2010, a atriz fundou em 2015, em Brasília, a Embaixada da Paz, ONG que atua em projetos sociais e ambientais e, no estande da Suframa, fez perguntas sobre questões sobre a sustentabilidade aos servidores.
Informações
Durante a feira, além de explicar sobre a ZFM e tirar dúvidas dos visitantes, a Suframa também distribuiu centenas de unidades de folder A4 com informações sobre serviços oferecidos pela Suframa; e centenas de unidades da cartilha “Zona Franca de Manaus: O que é o projeto?”, com foco em empresários e potenciais investidores.
Além disso, algumas unidades de um livro de capa dura sobre a história da ZFM foram ofertadas a personalidades presentes na FesPIM.