A penúltima atividade do ano de 2023 do “Suframa nas Escolas” foi realizada na manhã desta terça-feira (7), na Escola Estadual Maria do Céu Vaz D’Oliveira, localizada na rua Antuérpia (antiga rua 5), no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. O projeto foi idealizado pela Autarquia para conscientizar os estudantes do Ensino Médio sobre a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM).
A ouvidora da Suframa, Maria do Carmo Garcia, ministrou a palestra com informações básicas sobre a atuação institucional da Autarquia, o funcionamento da ZFM, destacando os efeitos benéficos do projeto para todo o País, nos aspectos econômico, social, ambiental e tecnológico.
Além da palestra, a atividade envolve a apresentação de slides, exibição de materiais multimídia e a realização enquetes, para estimular a participação dos alunos e facilitar a compreensão dos temas.
Dentre os cerca de 30 alunos que acompanharam a atividade, a estudante Débora Monteiro, 16 anos, declarou ter aprovado as técnicas pedagógicas executadas e ressaltou ter aprendido bastante com a ação realizada pela Autarquia. “Para mim foi muito legal a dinâmica que teve e saber um pouco mais sobre o que é Suframa. Eu não sabia o que era, não sabia nem do que se tratava. Eu aprendi bastante e é muito legal o projeto que vocês fazem nas escolas. A gente consegue aprender e ter mais conhecimento do que se trata e eu gostei”, afirmou.
O diretor da escola, Cristiano Santos, salientou que o projeto da Suframa é importante por oferecer um aprendizado necessário sobre a Zona Franca de Manaus e por abrir perspectivas de futuras carreiras profissionais para os estudantes. “A iniciativa de apresentar a Suframa aos alunos do Ensino Médio da nossa escola é de fundamental importância para o aprendizado deles, pois, é uma oportunidade de conhecer um pouco mais desse órgão que faz parte da nossa região, bem como oferece um aprofundamento no assunto Zona Franca e na importância das empresas para nosso Estado. O conhecimento adquirido na palestra foi muito gratificante e necessário para os alunos. Alguns também perceberam que poderão futuramente fazer parte da equipe de trabalho da Autarquia. Desde já, a escola agradece a parceria e estamos à disposição para futuras atividades”, frisou o diretor.
Nona
A ação na escola Maria do Céu Vaz D’Oliveira foi a nona instituição deste ano a receber uma atividade do projeto Suframa nas Escolas. Anteriormente, ocorreram atividades nas escolas: Liberalina Weill (9 de agosto), Zona Oeste; Senai Antônio Simões (atividades pela manhã e pela tarde do dia 11 de agosto), na Zona Sul; Padre Pedro Gislandy (19 de setembro), zona Oeste; Cid Cabral Silva (25 de setembro), zona Leste; Ângelo Ramazzotti (3 de outubro), zona Centro-Sul; Professora Karla Patrícia Barros de Azevedo (16 de outubro), zona Oeste; Terezinha Almeida da Silva (31 de outubro), zona Centro-Oeste; e Presidente Castelo Branco (31 de outubro), na zona Oeste.
O encerramento das atividades deste ano ocorrerá no dia 28, em horário e local ainda a ser definidos.