A Campanha “Semana Lixo Zero”, criada com a Lei nº 5.414 de 2021, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), é um evento do calendário de atividades socioambientais do Amazonas que visa à promoção de políticas públicas conscientes e voltadas para a gestão adequada dos resíduos sólidos. Com um conjunto de objetivos bem delineados, a Lei se destaca como um meio eficaz de incentivar a sociedade a refletir sobre a relevância da gestão dos resíduos, bem como fomentar ações que conduzam a um futuro mais sustentável.
Por conta disso, a Casa Legislativa promoveu, nesta terça-feira (31), o lançamento da Cartilha Lixo Zero, iniciativa da diretoria de Assistência Social e da Escola do Legislativo “Senador José Lindoso”. O evento reuniu cerca de 100 estudantes da Escola Estadual Liberalina Weill, localizada na zona Centro-Sul de Manaus, além da diretora de Assistência Social da Aleam, Karla Stald; a diretora do Centro de Cooperação Técnica (CCOTI), Eliane Ferreira, ambientalistas e autoridades.
Segundo o diretor da Escola do Legislativo, Jander Lasmar, é necessário implantar políticas públicas que possam, a partir da casa de cada um, já direcionar o lixo produzido aos locais adequados. “O ideal é que não produzíssemos tanto, adotar um copo só durante o dia, fazer o mínimo para não agredir o meio ambiente. É preciso ter essa consciência, pois nunca imaginei ver os rios do nosso estado nas condições que estão hoje” lamentou.
Lasmar acrescentou que os jovens devem ser multiplicadores de todo o processo, para conscientizar o restante da sociedade da importância da destinação adequada dos resíduos sólidos. “É nas crianças e jovens, que vemos o futuro do nosso estado. Então a gente precisa trabalhar essa questão ambiental em todos os âmbitos e quanto antes começarmos a trabalhar, mais cedo nós teremos o resultado”, afirmou.
Objetivos da Campanha
O primeiro objetivo da Semana Lixo Zero é criar espaços para discussões, debates e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos entre diversos setores da sociedade civil. Essa é uma etapa fundamental para a sensibilização de todos os atores sociais em relação aos problemas decorrentes do descarte inadequado de resíduos. Tais discussões podem levar a um maior engajamento e compreensão das questões ambientais na sociedade amazonense.
A promoção da economia circular e solidária é uma estratégia vital para o desenvolvimento sustentável. A reutilização de materiais, a reciclagem e a inclusão social por meio da criação de oportunidades de emprego nas áreas de reciclagem e gestão de resíduos são aspectos cruciais para reduzir o impacto ambiental e promover a equidade social.
Cartilha
Com conteúdo educativo, a cartilha lançada pela Aleam conta a história da “Turma da Tartaruga Tatty contra o Capitão Suja-Rio”. Confeccionada em papel reciclável, é de autoria do jornalista João Jânio da Silva Moraes, com ilustração de Jerry Rodrigues da Silva e tem como propósito mostrar de forma lúdica ao público infantil a necessidade e importância de preservação dos nossos recursos hídricos.
Os estudantes também receberam estojos confeccionados a partir de materiais publicitários como banners e faixas. A proposta, desde o primeiro ano da campanha, é unir o ambiental com o social. Além de reaproveitar os materiais que seriam descartados, a iniciativa gera renda para instituições que trabalham com costureiras. Este ano, a beneficiada foi o Clube de Mães Nossa Senhora Aparecida.
O evento contou ainda com exposição de brinquedos confeccionados a partir de materiais recicláveis, feitos pelo Instituto Social Acolher para Proteger.