A crise climática e ambiental que vive o estado do Amazonas, com ocorrência de seca histórica, e o alto número de focos de queimadas, que acabaram por encobrir a capital Manaus por densa fumaça, foram temas tratados durante a Sessão Plenária desta quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Esses assuntos foram apresentados pelo deputado Comandante Dan (Podemos), que solicitou Cessão de Tempo em favor do Coronel QOPM Orleilson Ximenes Muniz, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Amazonas, para apresentar detalhes sobre o plano de ação da instituição relacionado a situação das queimadas no estado.
Cel. Muniz falou de ações como fiscalizações das áreas queimadas no Sul do estado, formação de brigadistas nos municípios, instruções de nivelamento e conhecimento, locação e aquisição de materiais e equipamentos, incluindo viaturas.
Em relação aos focos de queimadas nos municípios da Região Metropolitana, que impactaram diretamente na qualidade do ar da cidade de Manaus, o militar informou que a partir do dia 7 de setembro último, foi instalada o Centro de Comando e Controle do CBMAM (Sala de Situação).
“A sala nos permite ter acesso a tecnologias, que nos dão em tempo real a situação dos focos de calor, de queimadas e caminhamento dos ventos, porque isso impacta a qualidade do ar em Manaus”, explicou Muniz.
De julho até o momento, o Corpo de Bombeiros combateu 2.409 focos de incêndio, informou o Coronel, destacando que este é um número impactante, porém, os bombeiros militares seguem atendendo todas as ocorrências.
“Além das queimadas, os bombeiros militares continuam atendendo os demais incidentes, como incêndios em residências e comércios”, disse.