O parlamentar, que preside a Coed pela primeira vez, falou sobre a importância de reverenciar os educadores do Estado. “Sabemos que o caminho de levar o ensino a nossas crianças e jovens não é fácil, mas o resultado é satisfatório e compensa muito para a sociedade. Por isso, a importância dessa medalha. Cada educador que a recebe representa todos os professores do Estado, em busca de uma educação de qualidade”, declarou.
A medalha foi criada pela Resolução Legislativa nº 459/2009, de autoria da então deputada professora Therezinha Ruiz, visando homenagear os profissionais da área de Educação, que se distinguirem por seus méritos tanto na educação pública como privada, no âmbito do Estado do Amazonas.
O deputado acrescentou ainda que, enquanto representante do povo, entende que a educação é um direito social, e, que por meio dela, é possível mudar a sociedade, favorecendo o processo de diminuição das diferenças entre os grupos sociais e indivíduos. “Com esse entendimento, a Medalha do Mérito Legislativo Educacional Ignês de Vasconcelos é uma das homenagens mais importantes desta Casa”, finalizou.
Homenageados
Formado em Pedagogia e Ciências Econômicas pela UFAM, e Segurança Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o professor Alisson da Silva Henriques é também Oficial Superior do Quadro da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). O Tenente Coronel obteve destaque com atuação de professor e pedagogo da Secretaria Municipal de Educação e atualmente na coordenação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) no Amazonas.
Além dele, a professora doutora representante do Alto Solimões, Ivanise Tourinho Simão, também recebeu a honraria por mérito em iniciativas educacionais. Ivanise é natural do município de São Paulo de Olivença no Amazonas, formada pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA, especialista em Metodologia da Língua Portuguesa pela Faculdade Táhiri, especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Mestre e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Iteramericana e escritora da etnia Kokama em São Paulo de Olivença. Publicou seu primeiro livro em 2018 como o tema: “A busca pela reutilização da Língua Kokama”.
“Hoje, esta Casa faz jus aos profissionais de educação e reconhece todo trabalho e esforço por uma educação digna. Me sinto grato por fazer parte desse gesto que com toda certeza será como um incentivo para outros colegas”, concluiu Maciel.
Lindivan Vilaça (92) 99147-3440
Foto: Paulo Ferraz