Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: De forma lúdica e criativa, evento apoiado pela Fapeam leva popularização da ciência para jovens  
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Estados > De forma lúdica e criativa, evento apoiado pela Fapeam leva popularização da ciência para jovens  
EstadosPolícia

De forma lúdica e criativa, evento apoiado pela Fapeam leva popularização da ciência para jovens  

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos


Há 2 minutos

O evento é apoiado pela Fapeam, por meio do POP CT&I 

FOTO: Divulgação do evento

Começa na terça-feira (17/10), o evento “CiênciaPop – ILMD/FIOCRUZ Amazônia: popularizando a ciência em saúde por meio de ferramentas digitais”. O evento conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e segue até sexta-feira (20/10) em três municípios do estado: Tabatinga, Presidente Figueiredo e Manaus.  

Para a pesquisadora da FIOCRUZ Amazônia, Priscila Ferreira de Aquino, doutora em bioquímica e coordenadora do evento, a expectativa é a melhor possível, visando a participação ativa dos estudantes e o compartilhamento do material produzido nas diferentes mídias. Os produtos apresentados estarão, em breve, disponíveis no canal institucional do Youtube e no podcast ‘Ouvirciência’, no Spotify.  

“A divulgação científica é uma forma de nós, pesquisadores, dialogarmos com a sociedade e mostrarmos a ciência que é produzida em nossas instituições e o quanto a ciência e produção de conhecimento impacta na vida de todos”, conta Priscila. 

Ela destaca ainda a importância de o evento ocorrer em três municípios do Amazonas e, dessa forma, contribuir para a interiorização das ações de divulgação científica.  

O público-alvo dessa mostra científica são estudantes dos ensinos médio e fundamental II de escolas e institutos públicos. A estimativa de participação é de 720 pessoas.  

A programação conta com rodas de conversa, jogos, mostra de vídeos e podcasts, produzidos nas Oficinas Digiciência e Ouvirciência, além da exposição do curta-metragem “A menina que virou cientista” e dos materiais de divulgação da personagem.  

As atividades a serem apresentadas serão disponibilizadas no site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da FIOCRUZ (https://snct.fiocruz.br/) e nas redes sociais da instituição.  

Programação 

Manaus

Na capital, acontecerá na Oca do Conhecimento Ambiental, no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), localizado no Bairro São Jorge, que contará com a participação dos estudantes da escola Estadual Sant’Ana, do Bairro Petrópolis, nos dias 18 e 19/10, das 9h às 11h e das 14h às 16h.  

Tabatinga

O encontro ocorrerá no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), de 16 a 18/10 e receberá os estudantes do ensino médio Integrado e Técnico.  

No dia 16, será realizada a abertura SNCT e nos dias 17 e 18 serão realizadas as atividades nos horários das 9h às 12h e das 14h às 17h.  

Presidente Figueiredo

As atividades ocorrerão no dia 20 das 9h às 11h e de 14h às 16h na escola Presidente Figueiredo para os alunos do ensino fundamental II. 

POP CT&I 

O Programa é uma iniciativa da Fapeam e visa incentivar e apoiar a realização de eventos de popularização da ciência, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, prioritariamente no interior do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia/2023 e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas. 

A agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I está disponível em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/ 

Tags:Estado do AmazonasGoverno do AmazonasManausPresidente FigueiredoTabatinga
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Parlamento Jovem Brasileiro entra na etapa final com quatro estudantes do Amazonas pré-selecionadas
Próximo artigo Roberto Cidade destaca atuação do Governo Federal, mas reforça necessidade de planejamento prévio para cheia e vazante no Amazonas

Mais notícias desta categoria

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

4 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás

Polícia Civil prende homem e apreende 34 tabletes de maconha tipo skunk avaliadas em R$ 110 mil

9 meses atrás

SSP-AM registra redução em indicadores criminais na zona oeste de Manaus

9 meses atrás

“A presença da polícia traz mais segurança”, diz comerciante sobre a Operação Natal Mais Seguro

9 meses atrás

Polícia Civil divulga a imagem de mulher que desapareceu após sair de casa no bairro Flores

9 meses atrás

Em Humaitá, Polícia Civil prende homem por descumprir medida contra a ex-companheira

9 meses atrás

Em outubro, forças de segurança do Amazonas reduziram mais de 50% os crimes de roubo de aparelhos celulares em Manaus

9 meses atrás

SSP-AM realiza 22° reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Amazonas

9 meses atrás

Operação Hagnos: PC-AM indicia professor por estupro de vulnerável e aliciamento de seis alunas, em Juruá

9 meses atrás

Em Alvarães, PC-AM e GCM prendem homem por descumprir medida protetiva e ameaçar a ex-companheira

Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende cinco pessoas por envolvimento com tráfico de drogas

Operação Natal Mais Seguro: Governo do Amazonas reforça policiamento durante compras e festividades de fim de ano

Polícia Militar do Amazonas prende dupla com 350 tabletes de maconha avaliados em mais de R$ 7 milhões

Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende dois homens e apreende drogas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?