O profissional biólogo desempenha um papel importante que envolve um estudo minucioso da estrutura, crescimento, funcionamento, reprodução, evolução, distribuição e interações dos organismos no ambiente
Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom
Na tarde da última quarta-feira (11/10), aconteceu no Plenário Adriano Jorge, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), reunião solene em homenagem ao Conselho Regional de Biologia do Amazonas (CRB/AM). Representando a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o vice-diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), professor José Fernando Marques Barcellos, acompanhado de 8 profissionais da Instituição receberam homenagens pela relevância profissional.
Estiveram presentes biólogos de diversas instituições de ensino e pesquisa, assim como a presença do diretor do Conselho Regional de Biologia, José Felipe de Souza Pinheiro, que receberam diploma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no estado do Amazonas. A propositura foi do vereador Kennedy Marques (PMN).
Na ocasião, o diretor do ICB, professor Fernando Marques, disse que a Ufam tem representatividade desde o início da criação do Conselho, ocupando diversos setores que resultou na consolidação do CRB/AM. “A Ufam se sente feliz porque conseguiu formar bons profissionais, o que vem refletindo nos anseios da sociedade”, disse o vice-diretor do ICB.
A Biologia se mostra cada vez mais relevante em momentos de crise ambiental, disse o professor Ronis da Silveira que enfatizou os eventos que estão acontecendo na Região (estiagem estrema e queimada) como também em outros biomas. Para ele, ser reconhecido como profissional da Biologia é bastante emocionante e interessante. Segundo ele, a homenagem recebida na CMM não se restringe somente ao profissional, mas também a toda a comunidade universitária.
“O biólogo é uma peça relevante para um problema global que estamos enfrentando, e esperamos que continuemos desempenhando o nosso papel, principalmente quanto à formação desse profissional, capacitando-o para que às próximas gerações façam melhor do que estamos fazendo hoje”, completou.
O professor Edinbergh Caldas de Oliveira, disse que a cerimônia ocorrida na CMM é importante, no sentido de valorizar o profissional biólogo. Ele que esteve à frente do CRB-AM por um bom período, exerceu também nesse órgão, o cargo de conselheiro e, agora, recolhe os frutos desse trabalho. Ele destacou a função da Universidade como uma instituição provedora dos profissionais de Biologia, uma vez que eles começaram no CRB/AM e, posteriormente, professores da Universidade.
Homenageados
Cristina Motta Buhrheim
Edinbergh Caldas de Oliveira
Eduardo Ossame Nagao
Spartaco Astolfi Filho
Marcelo Gordo
Ronis da Silveira
Veridiana Vizoni Scudeller
Thierry Ray Jehlen Gasnier