A campanha “Outubro Rosa”, celebrada durante todo esse mês, tem o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama nas mulheres. A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) apoia a causa e, por meio de sua Diretoria de Saúde, realiza segunda-feira (9) e nesta terça-feira (10), exame de Papanicolau, popularmente conhecido como preventivo, oferecidos as servidoras da ativa ou aposentadas.
Esta é a 14ª edição do Outubro Rosa na Aleam, e neste ano serão atendidas 130 mulheres, que irão realizar os exames de Papanicolau, ultrassom das mamas e transvaginal no Centro Médico Carlos Avelino, na Casa Legislativa. Também estão sendo ofertados exames de mamografia, mas as servidoras são encaminhadas a uma clínica parceira. Após a realização de todos os exames, acontecerão as consultas com médico ginecologista, também no Centro Médico.
O diretor de saúde, médico Arnoldo Andrade, afirma que a Aleam busca, criar a cultura entre seus servidores de reflexão em relação à sua saúde. “A Assembleia, por meio do presidente Roberto Cidade e Mesa Diretora, promove campanhas de saúde para que nossos servidores entendam a importância de prevenir doenças, ter uma vida e hábitos mais saudáveis, para que possam ter um processo de envelhecimento com saúde”, disse o diretor.
Andrade citou que, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2023, o Amazonas deve registrar 5.450 novos casos de câncer, sendo destes, conforme a estimativa, 610 casos de câncer de útero e 500 casos de câncer de mama. “Por isso o Parlamento se empenha em facilitar o acesso para a realização dos exames preventivos, e, caso sejam detectadas alterações, essas mulheres serão encaminhadas e acompanhadas para tratamentos específicos”, disse o diretor de saúde.
A iniciativa é parabenizada pela servidora Eliane Ferreira, diretora do Centro de Cooperação Técnica do Interior (Ccoti), que participa da campanha, alertando que os cuidados sejam estendidos por todo o ano. “Como servidora, aproveito a oportunidade para me cuidar, vendo o Outubro Rosa como um alerta para prestar atenção na saúde”, disse Ferreira, complementando ainda considerar “uma facilidade fazer os exames aqui na Casa, não precisar me deslocar, por isso agradeço a oportunidade e parabenizo a ação”, enfatizou.
A servidora Michele Gouvêa, disse que participa pelo segundo ano da campanha, e destaca a praticidade de realizar os exames na Casa Legislativa. “Que assim como eu, outras servidoras também busquem esse serviço de saúde que permite que cuidemos melhor de nós; além de ser prático e ágil fazer os exames aqui na Aleam”, enfatizou.