Palestras, dia de campo, mesas redondas, minicursos, mostra científica e atividades culturais integram a programação do evento que acontece até o próximo dia 6 de outubro.
Por Márcia Grana
Equipe Ascom
Em solenidade presidida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, aconteceu na manhã desta segunda-feira, 2, a cerimônia de abertura da XIX Semana de Agronomia, que tem como tema “Agropecuária amazônica: trajetórias de tradições e tecnologias na agropecuária”.
O evento ocorre até a próxima sexta-feira, 6, no auditório Sumaúma da Faculdade de Ciências Agrárias, com palestras como “Pecuária sustentável no Amazonas”, “Manejo de aves de postura”, “Panorama geral da Minilíase no Amazonas, minicursos como “ Plantas medicinais” e “produção de iogurte caseiro”, rodas de conversas, dias de campo e premiação de trabalhos apresentados durante o evento.
Ufam – formação dos gestores do Estado do Amazonas
Durante seu pronunciamento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou a contribuição da Ufam na formação de recursos humanos no Amazonas. “ Fico muito feliz quando participo de eventos com a longevidade da SEMAGRO, pois isso sinaliza que a Universidade está viva, atuante, pujante. Também fico muito feliz quando percebo que as grandes autoridades da área de produção rural de nosso Estado estudaram em nossa Universidade, ou seja, é a Ufam servindo ao Estado do Amazonas formando seus gestores. Daqui a pouco serão os organizadores desta SEMAGRO nessas posições de destaque. Esse evento é tão importante que apoiamos a vinda dos estudantes de Humaitá para participar presencialmente e, como a tecnologia permite, transmitimos a programação ao vivo para ter maior abrangência”, discursou o reitor.
Estudantes – a força da Universidade
O diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, professor Carlos Victor Lamarão Pereira, destacou que os alunos são a força da Universidade. “Mais uma vez vocês conseguem realizar esse encontro tão importante. Sempre somos conhecidos e reconhecidos por fazermos grandes eventos em nossa Universidade. Esse ano, a FCA completou 33 anos de existência e, vocês, estudantes, são a força que movem essa Universidade. Não tenho a menor dúvida de que, em breve, vocês estarão nas posições de destaque no nosso estado”, afirmou o diretor da FCA.
Setor primário – prioridade do Estado do Amazonas
Representando o secretário de Estado da Produção Rural, Daniel Pinto Borges, o diretor de Planejamento do Idam, engenheiro florestal Eirie Vinhote, destacou que os profissionais da Secretaria e do Idam estarão, ao longo de toda a Semagro, proferindo palestras e ajudando na formação dos futuros profissionais de Ciências Agrárias. “Queria dizer que nosso secretário de Estado não está aqui por ter sido chamado para tratar dessa situação emergencial da estiagem no Amazonas, mas nossos profissionais da secretaria estarão proferindo palestras durante toda a SEMAGRO, uma vez que o governo do Estado tem colocado o setor primário como prioridade.Desejo uma semana produtiva e com muito aprendizado a todos os participantes da SEMAGRO”.
Networking
O coordenador do curso de Agronomia da Universidade Federal do Amazonas, professor Silfran Marialva, destacou que a SEMAGRO já foi realizada 19 vezes. “A longevidade da SEMAGRO só depende de vocês e posso afirmar que o reconhecimento disso virá depois, seja atuando na Sepror, no CREA ou para si mesmos. Aproveitem o networking que o evento possibilita, pois ele é muito importante para vocês”
Popularização de conhecimentos
A coordenadora do evento, professora Lúcia Helena Pinheiro Martins, destacou que os principais objetivos do evento. “Aceitei o desafio desse grupo de jovens cheio de sonhos e muito aguerridos. Penso que o mais importante da Semagro está relacionado aos objetivos principais da Semana que são envolver a comunidade acadêmica e o público externo, abordando e divulgando temas das tradições e tecnologias das Ciências Agrárias, contribuir para o desenvolvimento social a partir de experiências teóricas e práticas, tornando o conhecimento acessível a todos e também popularizar o conhecimento das Ciências Agrárias” , ressaltou a coordenadora.
Desenvolvimento agrário e sustentabilidade ambiental
A presidente do centro acadêmico de Agronomia, Carliz Luz, destacou que o evento é uma oportunidade de mostrar a compatibilidade de desenvolvimento agrário com a sustentabilidade ambiental. “É uma grande satisfação organizar um evento desse porte e conseguir trazer destaque ao nosso curso, que sofre muitos preconceitos na mídia. Aqui temos a oportunidade de mostrar que nem todo o agro é ruim e que é possível o desenvolvimento agrário com respeito ao meio ambiente”, ressaltou a estudante.
Mostra científica
Mais 20 trabalhos serão apresentados durante a Mostra científica da que será realizada no hall da Faculdade de Ciências Agrárias. A Mostra científica apresenta trabalhos das áreas Fitotecnia, Produção vegetal e animal, Sociologia do campo, Desenvolvimento agrícola e extensão rural e geotecnologias. Finalista da graduação em Agronomia, Eduarda Costa da Silva participa da Mostra com o trabalho “Dinâmica do desmatamento e uso do solo para implementação de CAR nas propriedades rurais orgânicas no município de Maués no Amazonas.”No trabalho ela destaca a importância do Cadastro Ambiental Rural objetivando a regularização fundiária. “Atendi sete produtores orgânicos de guaraná (Paullinia cupana) em Maués, onde por meio das Geotecnologias, utilizando Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Sistema de Informação Geográfica, foi possível realizar a inscrição deles no CAR, sendo esse o primeiro passo para regularização fundiária. O trabalho é de suma importância pois ressalta como por meio das geotecnologias é possível romper as barreiras geográficas e chegar a lugares onde a Assistência técnica no Amazonas não consegue abranger”, compartilhou a estudante.
Programação
A palestra magna do evento foi proferida pelo engenheiro agrônomo Luiz Herval Filho, do IDAM. À tarde, a programação continua com o minicurso Fertirrigaçao e a palestra “ Engenheiro Agrônomo e ética profissional”.