Agentes das Forças de Segurança retiraram e orientaram ribeirinhos do perímetro considerado de risco. Foto: Divulgação/SSP-AMEquipes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM), que atuam na Base Fluvial Arpão, auxiliaram, na madrugada desta sexta-feira (29/09), na retirada de moradores da Comunidade São Pedro de Tauana, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Os comunitários foram surpreendidos por um desbarrancamento que, com o auxílio dos policiais, não deixou feridos.
Os agentes, coordenados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), foram ao local, por volta de 1h, e confirmaram a ocorrência. Durante o desembarque, um segundo desbarrancamento foi registrado, gerando ondas de aproximadamente dez metros. Dois servidores públicos e alguns ribeirinhos foram arremessados com a força das ondas, mas não sofreram ferimentos.
O piloto da lancha Amarun, da SSP-AM, afastou a embarcação da área e a equipe retornou à base para buscar reforço.
Ilustração: Divulgação/SSP-AMOs agentes das Forças de Segurança retiraram os ribeirinhos do perímetro considerado de alto risco, até a chegada de uma equipe da Defesa Civil, para realizar a perícia no local. Os moradores que tiveram perdas com o fenômeno receberam atendimento de órgãos competentes. Conforme um prévio levantamento no local, aproximadamente oito casas foram atingidas pelo desbarrancamento.