Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Nova etapa do projeto “Audiências concentradas” é realizada no Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Nova etapa do projeto “Audiências concentradas” é realizada no Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa
Judiciário

Nova etapa do projeto “Audiências concentradas” é realizada no Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Audiências Concentradas são ações para a reavaliação da situação jurídica e psicossocial de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, feitas a partir das diretrizes estabelecidas pelo ECA e pelo CNJ.


A Vara de execução de Medidas Socioeducativas do Tribunal de justiça do Amazonas (Vems/TJAM) realizou, nesta semana, no Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa, localizado no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste de Manaus, uma nova etapa do projeto “Audiências Concentradas”.

As “Audiências Concentradas” são ações para a reavaliação da situação jurídica e psicossocial de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, feitas a partir das diretrizes estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pelo Conselho Nacional de justiça (CNJ). A partir da audiência, é possível avaliar a manutenção ou extinção da medida socioeducativa.

As audiências realizadas resultaram em seis decisões de manutenção das medidas socioeducativas aplicadas, em uma decisão de substituição de medida para a semiliberdade e em quatro sentenças.

O centro socioeducativo tem capacidade para receber até 64 internos, mas atualmente apresenta baixa taxa de ocupação e abriga apenas 20 jovens, incluindo alguns que cometeram atos infracionais em outros municípios, e dentre eles, dois indígenas das etnias Kokama e Ticuna.

O juiz titular da Vara de execução de Medidas Socioeducativas, Luís Cláudio Cabral Chaves, na ocasião, salientou grandes avanços com a implantação da rotina de realização das audiências concentradas, resultando no baixo índice de ocupação do centro socioeducativo.

“As audiências concentradas qualificaram o cumprimento das medidas socioeducativas, resultando para que essas medidas sejam cumpridas, mas que a taxa de ocupação dos centro socioeducativas não seja excedida ou gere superlotação. Com isso, permite-se melhor atuação das equipes multidisciplinares, o que impacta, a nosso ver, por exemplo, em uma menor reincidência pelos infratores assistidos pelos centros. Essa taxa de reincidência, no Amazonas, está em torno de 4% a 6%, conforme nosso registro”, afirmou o magistrado, lembrando que o TJAM é pioneiro na prática, utilizada desde 2018 no âmbito do Judiciário e validada pelo Conselho Nacional de justiça (CNJ) que difundiu a prática, por meio do Provimento n.º 118 de 2021, para outros 18 estados”, explicou Luís Cláudio Chaves.

De acordo com o promotor de justiça, Adriano Marinho, com as audiências concentradas, a mudança na realidade do sistema é histórica, considerando que antes as situações eram analisadas por meio de relatórios e, muitas vezes, o menor tinha contato esporádico, uma ou duas vezes ao ano, com o juiz ou o promotor de justiça.

“Hoje é diferente, pois temos uma presença mais frequente nos centros, e Podemos tanto entrevistá-los quanto conversar com o corpo técnico e verificar se houve progresso no cumprimento das medidas aplicadas e se estão capacitados a retornar ao convívio da sociedade. Além disso, nessas ocasiões, Podemos também avaliar a estrutura do próprio centro”, apontou o promotor.

O defensor público, Eduardo Ituassu, avaliou que a atuação do sistema de justiça é inovadora e válida.“Possibilita que estejamos aqui, todos juntos, avaliando a situação de cada jovem e, oportunizando a eles, inclusive, que se manifestem acerca das decisões”, disse o defensor.

Nessa nova etapa do projeto “Audiências concentradas”, estiveram presentes, além do juiz Luís Cláudio Chaves, do promotor Adriano Marinho e do defensor público Eduardo Ituassu, os servidores do Poder Judiciário, Sabrina Almeida, Adalgiza Dantas e Augusto Lira, integrantes da equipe do programa “justiça Restaurativa”.

 

Texto: Sandra Bezerra
Fotos: Marcus Phillipe

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Diretor Jurídico do TCE-AM é agraciado com Medalha Ruy Araújo
Próximo artigo Deputada Alessandra Campelo denuncia Simão Peixoto por perseguição a servidores da saúde de Borba

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?