Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Dia Mundial do Alzheimer: FUnATI alerta sobre os primeiros sinais da doença que atinge 1,2 milhão de brasileiros
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Estados > Dia Mundial do Alzheimer: FUnATI alerta sobre os primeiros sinais da doença que atinge 1,2 milhão de brasileiros
EstadosPolícia

Dia Mundial do Alzheimer: FUnATI alerta sobre os primeiros sinais da doença que atinge 1,2 milhão de brasileiros

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos


Há 27 minutos

Por Vinicius Paes

Fundação conta com atendimentos psiquiátricos voltados à pessoa idosa

FOTOS: Divulgação/ FUnATI

Com data instituída em 21 de setembro, o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer busca esclarecer sobre a importância dos familiares nos cuidados da doença. E a Fundação Universidade Aberta da terceira idade (FUnATI) reforça a atenção nos primeiros sinais da doença, que atinge 1,2 milhão de pessoas no país, segundo o Ministério da saúde.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, progressiva e ainda sem cura, que afeta, majoritariamente, pessoas acima de 65 anos de idade, impactando a memória, a linguagem e a percepção do mundo. Provoca alterações no comportamento, na personalidade e no humor do paciente.

De acordo com a médica psiquiatra Giulia Santoro, que atua na Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro, é necessário atentar para alguns dos sinais que as pessoas idosas apresentam no cotidiano.

“Quando a pessoa começa a apresentar prejuízo nas funcionalidades do dia, suas atividades, necessitando do apoio de alguém, a gente já considera uma demência e o Alzheimer é a mais comum delas”, afirma. Dificuldades em tarefas habituais, de raciocínio e para comunicar-se, estão entre as características.

FOTOS: Divulgação/ FUnATI

A psiquiatra conta que o diagnóstico da doença é feito por meio de entrevistas com familiares para verificar possíveis sinais, além de testagem neuropsicológica; e exames de sangue, para avaliar outros déficits que podem apresentar demência.

Apesar de ainda não haver cura para a doença, existem opções de tratamento: medicamentos, reabilitação cognitiva, terapia ocupacional, controle de pressão alta, diabetes e colesterol, além de atividade física regular.

“A atividade física é muito importante, ela melhora o cérebro, a saúde mental, ou seja, é fundamental. Além disso, as atividades cognitivas, oficinas de memória, artesanato, palavras cruzadas, leitura, atividades que coloquem a pessoa para pensar são essenciais”, finaliza a médica.

Programa de residência

Em março deste ano, a FUnATI e a Universidade Nilton Lins oficializaram a assinatura de um Termo de Convênio para realização de atendimentos psiquiátricos gratuitos na Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro, da FUnATI.

Os atendimentos são realizados, semanalmente, por médicos que integram o Programa de Residência Médica em Psiquiatria da Nilton Lins.

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Dia da Árvore: UEA cria dispositivo que identifica sons de desmatamento
Próximo artigo Polícia Civil do Amazonas divulga fotos de três pessoas que estão desaparecidas

Mais notícias desta categoria

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

4 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás

Polícia Civil prende homem e apreende 34 tabletes de maconha tipo skunk avaliadas em R$ 110 mil

9 meses atrás

SSP-AM registra redução em indicadores criminais na zona oeste de Manaus

9 meses atrás

“A presença da polícia traz mais segurança”, diz comerciante sobre a Operação Natal Mais Seguro

9 meses atrás

Polícia Civil divulga a imagem de mulher que desapareceu após sair de casa no bairro Flores

9 meses atrás

Em Humaitá, Polícia Civil prende homem por descumprir medida contra a ex-companheira

9 meses atrás

Em outubro, forças de segurança do Amazonas reduziram mais de 50% os crimes de roubo de aparelhos celulares em Manaus

9 meses atrás

SSP-AM realiza 22° reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Amazonas

9 meses atrás

Operação Hagnos: PC-AM indicia professor por estupro de vulnerável e aliciamento de seis alunas, em Juruá

9 meses atrás

Em Alvarães, PC-AM e GCM prendem homem por descumprir medida protetiva e ameaçar a ex-companheira

Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende cinco pessoas por envolvimento com tráfico de drogas

Operação Natal Mais Seguro: Governo do Amazonas reforça policiamento durante compras e festividades de fim de ano

Polícia Militar do Amazonas prende dupla com 350 tabletes de maconha avaliados em mais de R$ 7 milhões

Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende dois homens e apreende drogas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?