Os 25 anos do Hospital e Pronto-Socorro Doutor João Lúcio Pereira Machado foram celebrados nesta quarta-feira (20), durante Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Proposta pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL), a sessão referenciou a unidade hospitalar criada no dia 25 de setembro de 1998, e que hoje é referência no atendimento de Neurocirurgia e Politrauma no Estado do Amazonas.
Na solenidade, 50 profissionais que atuam no “João Lúcio”, – como é conhecido popularmente o hospital –, foram homenageados pelos serviços prestados na unidade ao longo de 25 anos de história. Na ocasião, o deputado Delegado Péricles destacou a importância do hospital no Amazonas e ainda sobre a destinação de emenda parlamentar para a implementação de um banco de sangue no João Lúcio.
“Desde que assumi meu primeiro mandato tenho me dedicado a lutar por melhorias dos serviços de saúde no Amazonas, porque já senti na pele o drama de muitas pessoas que precisam do sistema de saúde pública. Hoje, estou viabilizando uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil para a criação de um banco de sangue no João Lúcio, para auxiliar no atendimento aos pacientes da unidade. O Hospital e Pronto-Socorro Doutor João Lúcio Pereira Machado é uma instituição que merece atenção e todo nosso respeito”, declarou o parlamentar.
Ainda da tribuna, emocionado o deputado lembrou que o João Lúcio foi um dos hospitais em que ele recebeu atendimento em 2017, quando atuava como delegado da Polícia Civil e durante uma operação policial foi atingido com um tiro no rosto.
“O João Lúcio foi o hospital que salvou minha vida. Na ocorrência em que foi atingido por um tiro no rosto, primeiro fui levado ao Delphina Aziz, lá nada pôde ter sido feito. Depois fui encaminhado ao João Lúcio e por conta do atendimento dos profissionais que lá estavam atuando eu posso dizer que hoje estou aqui. Eu já estive do outro lado, precisando de atendimento para salvar minha vida como várias pessoas que também precisam. Me sinto muito honrado em prestar essa homenagem”, declarou.
Agradecimentos
Ainda durante a Sessão Especial, a diretora-geral do Hospital e Pronto-Socorro Doutor João Lúcio, Juliana Xavier, entregou ao deputado Delegado Péricles uma placa de agradecimento aos relevantes e contínuos serviços prestados na saúde do Estado.
Em seu pronunciamento, Juliana Xavier falou sobre a comemoração dos 25 anos da unidade hospitalar. “Acabamos de sair de uma pandemia, não teria forma melhor de comemorar esses 25 anos do João Lúcio, não só por ser a unidade que hoje é, mas também porque todos os dias os nossos profissionais se dedicam com sacrifício, amor e carinho por todo o paciente que entra e que sai do hospital”, disse.
Para o médico clínico Antônio Carlos Leite, é uma satisfação fazer parte da história do hospital. O profissional atua no João Lúcio desde o primeiro plantão da unidade.
“Ao longo desses 25 anos sempre foi e continua sendo uma honra trabalhar no João Lúcio, porque lá somos uma grande família e o nosso maior objetivo é sempre prestar um atendimento digno à população. Hoje temos a grande alegria de receber essa homenagem que também representa os outros funcionários das diversas especialidades médicas e de apoio. Nós agradecemos muito a lembrança da Assembleia em relação ao nosso hospital. Viva o nosso Gigante!”, declarou o médico.
Além do autor da proposição, participaram da solenidade o deputado estadual João Luiz (Republicanos); o secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Anoar Samad; a diretora-geral do Hospital e Pronto-Socorro Doutor João Lúcio, Juliana Xavier, e a assessora-técnica da Subsecretaria de Saúde de Manaus, Lana de Lurdes Aguiar Lima.