Campanha tem como foco a prevenção ao suicídio. (Foto: Nonato Rodrigues/SSP-AM)A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento de Prevenção à Violência (DPV), realizou, na tarde desta segunda-feira (04/09), uma palestra sobre saúde mental voltada aos servidores do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R), localizado na Avenida André Araújo, bairro Petrópolis, zona centro-sul de Manaus.
A palestra faz parte da programação do ‘Setembro Amarelo’, mês destinado à campanha de prevenção ao suicídio, e foi ministrada pelas psicólogas do DPV, Mary Léia Reis e Natasha Barbosa. Durante a apresentação, diversos temas foram abordados, entre eles os diferentes graus de depressão, comportamentos de autolesão, fatores de risco associados e conceito de suicídio, além de estratégias de prevenção.
A coordenadora do DPV, Emilly Brelaz, relatou que esses atendimentos e abordagens são realizados ao longo do ano, mas é no mês de setembro que as ações são intensificadas.
“Somos aderentes à campanha ‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio. No Brasil, a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS) prevê ações de prevenção ao suicídio dos agentes de segurança pública através do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida)”, comentou Emilly Brelaz.
A psicóloga Mary Léia Reis deu destaque à saúde mental dos servidores públicos.
“O DPV, todos os meses, trabalha com o tema de campanha, e neste mês é o Setembro Amarelo. Então nós estamos fazendo essa palestra para os servidores trabalharem e cuidarem da própria saúde mental, assim como ajudar algum familiar ou amigo que esteja passando por essa situação”, explicou a psicóloga.
A oficina ocorrerá durante todo o mês de setembro e a meta é passar por todos os setores da SSP-AM.