Objetivo foi apresentar o resumo do banco de dados gerais, necessários para o registro do arranjo produtivo local no Amazonas
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) promoveu, hoje (05/09), a realização da oficina técnica do Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais (NE-APL/AM), com o objetivo de apresentar o resumo do banco de dados gerais, necessários para o registro do arranjo produtivo local no Amazonas.
De acordo com o chefe do Departamento de Diversificação Econômica (DDE), Sandro Ribeiro, esses registros em Brasília permitem o controle e a monitorização do número de empresas envolvidas em cada arranjo produtivo local, a quantidade de empregos gerados e a produção correspondente a cada arranjo.
“Estamos trabalhando com diversos setores, buscando desenvolver e aumentar a produtividade do Estado, seja no turismo, serviços ambientais, ou ecossistêmicos, como é o caso da empresa APL de fruticultura e polpas regionais. Além disso, estamos tratando com a devida atenção a questão do artesanato já existente”, explicou.
O Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais é composto por representantes de órgãos e instituições tanto públicas quanto privadas, que atuam como executores de projetos e ações voltadas para o fortalecimento das cadeias e arranjos produtivos locais no estado do Amazonas.
Além da Sedecti, participaram da reunião representantes de diversas instituições, incluindo a Secretaria Executiva de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Secretaria de Estado de Mineração e Gás (Semig, antiga Semep), Secretaria Executiva de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti) e o Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior (Daice).
TEXTO: Calebe Nascimento/Sedecti
FOTOS: Victória Lima/Sedecti