Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Sedecti participa do lançamento da Política Nacional de Cultura Exportadora, em Brasília
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Sedecti participa do lançamento da Política Nacional de Cultura Exportadora, em Brasília
Gestão Estadual

Sedecti participa do lançamento da Política Nacional de Cultura Exportadora, em Brasília

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Política tem como objetivo facilitar a inserção das empresas no mercado internacional

Representando o governador do Amazonas, Wilson Lima, o titular da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, participou, hoje (04/09) do lançamento da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), que tem como objetivo facilitar a inserção das empresas no mercado internacional, com destaque para os pequenos negócios. O evento ocorreu no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), dirigido pelo ministro Geraldo Alckmin, em Brasília.

O secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, explicou que esta política vai beneficiar o Amazonas em muitas questões, com o intuito de impulsionar o comércio exterior e alavancar a participação das empresas neste mercado.

“Hoje nós temos gargalos de logística e eles só serão superados se o Amazonas estiver integrado à cultura exportadora, porque com isso você traz o apoio do governo federal para superar problemas, como, por exemplo, o alfandegamento do Porto de Tabatinga e a melhoria das condições da BR-174, que nos permite chegar à Venezuela e Guiana, que são corredores naturais de exportação”, destacou Corrêa.

Segundo Alckmin, há um grande esforço para reduzir a burocracia e facilitar também o comércio intrarregional, que é o alvo de grande parte das empresas exportadoras. “O mundo é globalizado, mas no comércio ele é intrarregional. No Canadá, nos Estados Unidos e no México, 50% do comércio é entre eles. Na UNIÃO Europeia, 60% do comércio é entre eles só, 27 países. Na América Latina, esse percentual é de 26%. Nós temos que reconquistar os vizinhos da América Latina. E é para onde a gente vende produtos de valor agregado: carro, caminhão, eletrodoméstico. Então, faremos um esforço aqui na nossa região, no sentido de conseguir fazer um comércio ainda mais forte”, declarou o ministro.

Serafim explicou que a Sedecti fará reuniões com as empresas interessadas e em seguida será feita a integração entre MDIC e as empresas que queiram exportar, inclusive aquelas que já exportam, visando aumentar a exportação do Amazonas.

“A partir desta reunião nós vamos ter um pacto entre os estados e o governo federal. Depois caberá a nós fazermos a integração das empresas com a MDIC, para poderem usufruir das vantagens de serem exportadoras”, explicou.

A Política Nacional

Instituída pelo decreto nº 11.593, de julho de 2023, a Política Nacional de Cultura Exportadora busca aprimorar as políticas públicas relacionadas ao comércio exterior, fortalecendo programas, projetos e ações inclusivas que facilitem a inserção das empresas no mercado internacional. A política também proporcionará maior coordenação entre órgãos envolvidos na promoção do comércio exterior e apoiará o ingresso e a permanência de empresas no mercado externo.


Tags:Estado do AmazonasGoverno do AmazonasGoverno do Estado do AmazonasSEPLANCTITabatinga
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Equipe da Corregedoria-Geral de Justiça acompanha a entrega de títulos registrados em Apuí, no interior do Amazonas
Próximo artigo Em agosto, Corpo de Bombeiros combateu mais de 200 incêndios na capital

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima: Avanços da Saúde no Amazonas

4 horas atrás

Mindfulness e Saúde Mental: Ações em Manaus

4 horas atrás

Prosai Parintins: 1 Ano de Obras e Impactos Positivos

21 horas atrás

Estudo sobre mortalidade por Aids no Amazonas

1 dia atrás

Complexo Hospitalar Sul: Ensino e Pesquisa Avançados

1 dia atrás

Muros de arrimo e de limite: licenciamento é essencial

1 dia atrás

Armas de choque: proteção para mulheres no Amazonas

2 dias atrás

Festival cultural – O Mundo Encantado da Disney

2 dias atrás

IPVA 2026: Redução e Refis Anunciados por Wilson Lima

2 dias atrás

Festival Olhar do Norte 2025: Destaques Imperdíveis

2 dias atrás

Planejamento e orçamento para 2026 em Manaus

2 dias atrás

Governo Presente: SSP-AM oferece Carteira de Identidade

3 dias atrás
Convocação da Semsa: Oportunidades em Manaus
Trupe da Mostra Teatro Company: 4ª edição em Manaus
Polícia Militar do Amazonas apreende drogas em Santa Isabel
Samu capacita servidores da educação em primeiros socorros
UEA inicia projeto de cibersegurança com IA
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?