Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Assembleia Legislativa aprova empréstimo do Governo e mais 15 Projetos de Lei
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Assembleia Legislativa aprova empréstimo do Governo e mais 15 Projetos de Lei
ALEAMPolítica

Assembleia Legislativa aprova empréstimo do Governo e mais 15 Projetos de Lei

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
03 Assembleia Legislativa aprova empreCC81stimo do Governo e mais 15 Projetos de Lei

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta quarta-feira (30), um empréstimo do Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de 70 milhões de dólares para poder executar as ações pertinentes ao Programa de Saneamento Integrado de Parintins (PROSAI Parintins), com a garantia da União. Na ocasião, também receberam a aprovação dos parlamentares estaduais outros 15 Projetos de Lei, que seguirão para sanção ou veto do governador Wilson Lima.
O Estado do Amazonas realizará a preparação de cooperação financeira no valor de 87 milhões de dólares, sendo o valor do empréstimo junto ao BID de 70 milhões de dólares, com a contrapartida do governo estadual de 17 milhões de dólares.
No conjunto de Projetos de Lei (PL) aprovados, destaca-se o de nº 82 de 2023, de autoria da deputada Alessandra Campêlo (Podemos), que destina 5% do total de vagas em programas de habitação de interesse social, que tenham a participação do Estado do Amazonas às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Segundo a autora, a intenção é garantir a dignidade destas pessoas.
“É com o intuito de garantir o direito fundamental de moradia à mulher vítima de violência doméstica e familiar, bem como à mulher responsável pela unidade familiar, em situação de vulnerabilidade social, que apresentei esta proposição. Muito além de garantir um espaço físico, isso representa dignidade, conquista de direitos, e ainda autonomia e segurança”, justificou a deputada. “Um dos grandes problemas se dá em razão de muitas mulheres serem dependentes de seus maridos ou companheiros, não tendo condições de sair de casa para se distanciar de seu agressor, sem opções de morada segura”, complementou Alessandra Campêlo.

Descolamento de Retina
Todo procedimento cirúrgico, solicitação de consultas e exames destinados a pacientes diagnosticados com descolamento de retina passarão a ter prioridade na fila de Urgência do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), que deverão ocorrer dentro do prazo de 15 dias. É o que preconiza o PL nº 529 de 2021, da deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), também aprovado nesta quarta-feira (30).
“Infelizmente, as consultas e cirurgias das pessoas com descolamento de retina, invariavelmente, recaem sobre o conceito de “atendimento eletivo”, levando, muitas vezes, a excessiva demora na sua realização, o que pode ocasionar, futuramente, a perda da visão”, explicou a deputada.
Dra. Mayara acrescenta que “em grande parte dos casos de descolamento de retina, um único procedimento cirúrgico é suficiente para a correção e recolocação da retina no lugar”, finaliza.

Licença Ambiental
Na mesma votação, os deputados aprovaram o Requerimento nº 4.169 de 2023, de autoria do deputado Delegado Péricles (PL), que solicita regime de urgência na tramitação do Projeto de Decreto Legislativo nº 30 de 2023, que susta os efeitos das Licenças de Instalação, emitidas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), para instalação de um aterro sanitário localizado na rodovia BR-174, Km 13, Loteamento Rural Ephigênio Sales, Ramal do Areal, em favor da empresa EcoManaus Ambienta (Construtora Marquise).

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoEstado do AmazonasGoverno do AmazonasmancheteParintinsViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Justica 2 300x200 2 150x150 1 Primeira Câmara Cível amplia prazo para 30 meses para Município executar serviços em área do igarapé do Crespo
Próximo artigo Justica 2 300x200 2 150x150 1 Programa de Jovens Aprendizes do TCE-AM recebe certificado de reconhecimento em Semana Nacional de Aprendizagem no TRT-11

Mais notícias desta categoria

img20241218194922882 768x473 1

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

7 meses atrás
img20210825144423936 768x512 1

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

7 meses atrás
img20241216203141935 768x473 1

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

7 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

7 meses atrás
img20210628105450666 768x576 1

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

7 meses atrás
4704e67c 041d 45cc 85f9 3efcbd109077 768x576 1

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

7 meses atrás
img20241205121736321 768x473 1

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

7 meses atrás
img20231025124254366 768x512 1

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

7 meses atrás
img20210517123715521 768x512 1

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

7 meses atrás
gettyimages 2182891663 768x512 1

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

7 meses atrás
Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessao Especial em alusao ao Dia da Consciencia Negra e aniversario da morte de Zumbi dos Palmares Foto Danilo Mello Aleam NCi7i8

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás
Mayra Dias propoe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violencia contra mulheres em eventos publicos Foto Aguilar Abecassis 1024x683 IhxvAN

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Deputado João Luiz propõe que Aleam atualize a legislação sobre a proibição de celulares em salas de aula no Amazonas

Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Aleam realiza palestras em municípios do interior do Amazonas

Dra. Mayara destaca ação no Dia Mundial do Diabetes

Adjuto Afonso denuncia mais uma vez má gestão de empresa que administra hospital de Lábrea e cobra mudanças

Adjuto Afonso cobra regulamentação de Lei para navegação e critica entraves ao setor fluvial no Amazonas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?