Uma comitiva da Suframa visitou nesta terça-feira (29) a fábrica da Hitachi Astemo Manaus Chassis Systems Ltda., antiga Showa do Brasil Ltda, que fabrica peças para motocicletas produzidas no Polo Industrial de Manaus (PIM).
A empresa é uma das três unidades produtivas que o grupo Hitachi Automotive Systems possui no PIM, após fusão e integração de negócios ocorrida em 2021, com foco em soluções de mobilidade para o segmento de Duas Rodas. Além dela, também existem a Hitachi Astemo Manaus Powertrain Systems Ltda. (antiga Keihin Tecnologia do Brasil Ltda.) e a Hitachi Astemo Manaus Brake Systems Ltda. (antiga Nissin Brake do Brasil Ltda.). As unidades são responsáveis, principalmente, pela produção de sistemas de powertrain, chassis, brake e sistemas avançados de assistência para motocicletas, entre outros insumos.
Além do superintendente Bosco Saraiva, também integraram a comitiva da Suframa o superintendente Adjunto Executivo, Frederico Aguiar, o superintendente Adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro, e o assessor especial da SAE, Ozenas Maciel. Na fábrica, os profissionais da Autarquia foram recepcionados pelo presidente da planta, Shuichiro Yago, e pelo diretor-geral, Shoji Yabe.
A visita começou com uma apresentação institucional da Hitachi Astemo Manaus Chassis Systems, ocasião na qual os dirigentes agradeceram, inicialmente, a visita dos profissionais da Suframa e destacaram na sequência o histórico e os resultados da empresa desde a sua implantação no PIM, em 1981, como Showa do Brasil, até os dias atuais em que gera mais de 800 empregos diretos e integra uma multinacional com grande participação de mercado globalmente. A reunião também serviu para que a Suframa conhecesse melhor as demandas da empresa, com destaque para questões relacionadas a Processos Produtivos Básicos (PPBs).
“Estamos aqui para reiterar que a Suframa está muito atenta a todas essas questões e que tem total interesse em colaborar, sempre dentro da legalidade, para a resolução das demandas que permitam o crescimento e um melhor ambiente de negócios não apenas para as empresas do grupo Hitachi, como também para todas as empresas que estão instaladas na Zona Franca de Manaus, fazendo investimentos na nossa região, acreditando no trabalho do governo federal e gerando emprego e renda”, destacou o superintendente Bosco Saraiva.
A comitiva da Suframa finalizou a atividade na empresa com uma visita às linhas de produção, que tem como principais destaques a fabricação de amortecedores dianteiro e traseiro, colunas de direção e mesas superiores, em três turnos de trabalho.