A comitiva da Zona Franca de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande (ZFDIBD), oriunda da região de Bengo, em Angola, concluiu nesta quarta-feira (23) sua programação de atividades em Manaus com visitas às instalações do Porto Chibatão e à fábrica da Caloi, o que permitiu agregar ao benchmarking realizado na Zona Franca de Manaus ao longo dos últimos três dias com informações e experiências de duas importantes referências dos setores industrial e logístico da região.
Iniciada na segunda-feira (21), a missão dos representantes da Zona Franca angolana na capital amazonense incluiu passagens também pela Suframa, pelo Distrito de Micro e Pequenas Empresas do Município de Manaus (Dimicro) e pelo Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), bem como reunião com representantes da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti).
*Chibatão*
Na parte da manhã, a comitiva da ZFDIBD visitou o Porto Chibatão, considerado um dos maiores complexos portuários privados da América Latina, com um milhão de metros quadrados.
Na unidade, foram recebidos pelo supervisor comercial, Carlos Eduardo da Silva, e, além de percorrerem as instalações do Porto, também assistiram a uma apresentação institucional que destacou, entre outros tópicos, a cadeia logística operada (serviços portuários, armazenagem, operações de cabotagem e longo curso e carga de projeto), os investimentos realizados (que incluem mais de R$ 47 milhões de aportes em equipamentos) e inovações como a implementação da tecnologia OCR (Controle de Reconhecimento Óptico), que utiliza câmeras nos pontos de entrada e saída do porto para identificar placas de veículos e saber o número de contêineres transportados com inclusão automática no sistema sem necessidade de intervenção humana.
De acordo com o servidor da Coordenação Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da Suframa, Adamilton Mourão, que acompanhou o grupo na visita, os representantes da Zona Franca da Barra do Dande ficaram admirados com a estrutura do porto flutuante. “Foi uma visita importante para que o benchmarking que eles estão fazendo na Zona Franca de Manaus possa ser o mais completo e abrangente possível, analisando todos os processos envolvidos, incluindo a questão logística que é muito relevante”, ressaltou Mourão.
*Caloi*
À tarde, a comitiva da ZFDIBD visitou a Caloi, uma das maiores empresas do segmento de Duas Rodas da Zona Franca de Manaus e marca líder do mercado de bicicletas no Brasil.
Na fábrica, o grupo foi recebido pelo diretor Industrial, Átila Valadares, e, inicialmente, assistiu a uma apresentação institucional da empresa, que é uma das parceiras da Suframa no projeto “Zona Franca de Portas Abertas”. Durante a apresentação, os representantes da Caloi apresentaram o histórico da fábrica, que opera na ZFM desde 1975, os principais indicadores de produção e geração de empregos e também aspectos gerais sobre o mercado de bicicletas no País e demandas de consumo.
Na parte final da visita, a comitiva percorreu linhas de produção da Caloi para conhecer os principais processos, equipamentos e tecnologias empregadas na fabricação de bicicletas.