A nova etapa começa pelo município de Iranduba, e tem como prioridade a capacitação de servidores da Guarda Municipal. ( FOTO: Carlos Soares / SSP-AM)
O programa Interior Mais Seguro, idealizado pelo Governo do Amazonas para fortalecer a segurança do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e secretarias de Justiça, Assistência Social e Cidadania, (Sejus), Educação, em parceria com as prefeituras do interior, deu início a sua segunda fase em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).
A visita técnica para implementação da segunda etapa ocorreu nesta terça-feira (22/08) e visa priorizar o eixo capacitação. Durante o encontro, foi realizada uma reunião de trabalho para definição do cronograma dos cursos que serão coordenados e realizados pelo Instituto Integrado de Ensino (Iesp).
O coordenador do Ciaesp, José Camilo Silva, ressalta a importância dessa segunda fase do programa para capacitar e fortalecer a Guarda Municipal, que irá contribuir diretamente nas ações integradas com órgãos estaduais de segurança pública para a segurança local.
“Hoje foi dado o primeiro passo desse planejamento pedagógico, para se criar um cronograma de capacitação para a Guarda Municipal, a fim de que, ao final desse processo, os servidores tenham estejam qualificados para ajudar o município”, afirmou Camilo.
A coordenadora pedagógica do Iesp, Rita de Cássia, explicou como será realizada a capacitação para os efetivos. “Nós vamos fazer um curso de formação para os servidores da Guarda Municipal, com uma carga horária de 160 horas. Neste curso, vamos trabalhar a parte básica e específica do serviço”, finalizou a coordenadora.
Para o subcomandante da Guarda Municipal de Iranduba, Jairo Miranda, a capacitação é um avanço para o fortalecimento dos servidores que atuam no município, que integra a Região Metropolitana.
“Acredito que o curso vai ocorrer da melhor maneira possível, até porque a gente vê que todos que estão à frente estão empenhados, desenvolvendo o melhor para fortalecer a segurança do nosso município” disse o subcomandante.
Fotos: Carlos Soares/SSP-AM