“A segurança pública só funciona com integração, planejamento, troca de informações e de ideias. O que está acontecendo no Amazonas é resultado da falta disso, até porque já temos conhecimento de que o investimento está sendo feito”, declarou o deputado estadual Delegado Péricles (PL), sobre os dados do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©️, divulgados neste mês, onde apontam que o Amazonas ficou em 23º lugar do ranking nacional.
A declaração do deputado, feita durante sessão desta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), foi em aparte ao discurso do deputado Coronel Dan Câmara (Podemos), que levou a discussão à tribuna. Para Péricles, a segurança no Amazonas, além de não ter planejamento, também não tem voz ativa.
“Recentemente mostramos aqui o ranking dos estados mais violentos do Brasil, que apontou o Amazonas em terceiro lugar, agora só inverteu. O Amazonas nem chega perto de ser o estado mais seguro do país. Não é falta de recursos, porque nós sabemos o quanto é gasto na segurança pública em nosso estado. É falta de gestão, de planejamento e desse isolamento de integração que o Amazonas hoje tem, infelizmente”, ressaltou Péricles, destacando os dados preocupantes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, divulgados em julho deste ano.
Dados
Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©️ foi elaborado pela empresa MySide, especializada em serviços e tecnologia com a missão de ajudar pessoas que buscam comprar um imóvel. Os dados foram obtidos após análise dos bancos de dados fornecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao ano de 2022. Conforme o levantamento, no Amazonas a taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes é de 40,4, quase o dobro da média nacional (23,4 por 100 mil habitantes).