Na manhã dessa terça-feira (15/08), aconteceu o ‘Dia de Campo Manaus + Agro 2023’, na Fazenda Experimental, da Universidade Federal do Amazonas (FaexpUfam), localizada no quilômetro 38, da BR-174. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) em parceria com a Faexp/Ufam que contemplou cerca de 800 agricultores de diferentes polos rurais da capital amazonense.
Nessa ação de extensão, foram realizadas palestras e visitas nas unidades experimentais da Faexp, com da ‘Cultura do Café’ – instrutora Ana Cecília do IDAM; Suinocultura – instrutores da Ufam: Hugo Perdigão, Kaliane Oliveira e Paula Mesquita; Psicultura – instrutor da Ufam: Kleyver Fagundes, Raphael Brito e Phillipe Castro, Malvicultura – instrutora professora Albejamere Castro e mandiocultura – instrutor Benedito Dutra (maniveiro do Pará) e palestra de ‘Fortalecimento sociopolítico e econômico’ proferida pela professora Jozane Santiago, do Nusec/Ufam. O evento contou também com sorteio de insumos e implementos aos agricultores aos agricultores (as) dos polos rurais do município de Manaus.
Representando o reitor, professor Sylvio Puga, o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Victor Lamarão, destacou quanto a importância da relação da pesquisa e extensão realizadas pela Universidade junto ao trabalho do homem do campo, o qual acredita que essa junção pode gerar a troca de conhecimentos, além de ser positiva na geração de novos produtos, novas ideias, permitindo mover a bioeconomia local.
Palestra do Café
A parceria do evento para sua organização possibilitou na manutenção dos ramais que vão para área de produção vegetal e a animal da Faex/Ufam pela patrulha de infraestrutura da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), que tem sua importância no acesso aos visitantes. Além disso, foram doados insumos para produção de pasto – sementes e adubos e o kit sementes, visando a melhoria das unidades produtivas da Faexp.
A abertura do evento contou com a presença do prefeito de Manaus David Almeida, que disse que “nós queremos fortalecer a cadeia produtiva, queremos investir cada vez mais, entregando implementos agrícolas, entregando insumos, e também fortalecendo o apoio científico com a Ufam”.