A garantia da manutenção dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM), bem como um alinhamento estratégico em investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), foram algumas das pautas da visita da alta gestão da Suframa à Samsung Eletrônica da Amazônia, nesta quinta-feira (10).
No início da visita de cortesia, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, entregou ao presidente da empresa, Jeong Seung Moon, entre outras obras, exemplares da Constituição Federal Brasileira e do texto relativo à ZFM incluso na proposta da Reforma Tributária, aprovada em julho na Câmara dos Deputados. “Esses textos deixam explícito que as vantagens tributárias da ZFM estão asseguradas até, pelo menos, 2073. A Samsung pode ficar tranquila que seus investimentos aqui na região estão seguros e até pode investir ainda mais”, frisou Saraiva.
Quando o tema do encontro passou a ser os investimentos de PD&I, o superintendente convidou a empresa sul-coreana a priorizar pesquisas em que matérias-primas regionais podem ser transformadas em produtos industriais. “No CBA (Centro de Bionegócios da Amazônia), por exemplo, há uma pesquisa com Curauá, que é um tipo de abacaxi facilmente encontrado na floresta. Dele pode ser extraída uma fibra que pode substituir, com muitas vantagens, a fibra de vidro utilizadas em muitos produtos da indústria”, explicou.
Durante a visita, o presidente da Samsung, acompanhado de dirigentes da empresa, guiou a equipe técnica da Autarquia por uma “line tour”, na qual foi apresentada a planta industrial inaugurada em 2010, de 128 mil metros quadrados e com cerca de quatro mil funcionários diretos. Em Manaus, a empresa fabrica televisores, smartphones, tablets e condicionadores de ar tipo split. Este ano, foi iniciada a fabricação do Freestyle, um projetor portátil capaz de projetar telas de até 100 polegadas com qualidade Full HD, mas mantendo várias funcionalidades de uma TV conectada online, como os aplicativos de streaming.
Além de aprofundar o conhecimento acerca da rotina produtiva da empresa, a equipe da Suframa também assistiu à uma apresentação institucional da Samsung, que está instalada na ZFM desde 1995. “Ficamos muito satisfeitos com a decisão da Samsung vir para o Estado. É uma empresa que, desde a sua chegada, continua contribuindo muito com a nossa gente e a Suframa sempre estará disponível para auxiliar no que for possível nos projetos da empresa que impactem positivamente a nossa população”, salientou Saraiva.
Também acompanharam a visita à Samsung pela Suframa: o superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar; o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; o superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro; o superintendente-adjunto de Operações, Belarmino Lins, entre outros técnicos da Autarquia.