A Auditoria Interna da Suframa participa do IV Congresso Brasileiro de Auditoria cujo tema desta edição é “Auditores como Propulsores de ESG”. O evento, que começa nesta quarta-feira (9) e vai até sexta-feira (11), é realizado no Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Representam a Autarquia o auditor-chefe da Suframa, Damon Castro, o coordenador de Auditorias, Altair Reis, além dos servidores Débora Passos, Walriney Martins e Hermeto Queiroz.
A programação do congresso conta com palestras, painéis, mesas-redondas, oficinas e outras atividades para que os participantes possam compartilhar experiências de atuação da auditoria e controle interno. De acordo com a programação, serão abordados temas como: O papel do controle no fortalecimento da política pública e da democracia; Gestão de Riscos, Nova lei de licitações e seu olhar para a sustentabilidade; Política de sustentabilidade e Plano de Logística Sustentável; Auditoria e governança de TI; Auditoria interna e fraude ocupacional: um pouco além do triângulo da fraude; Casos de manipulação contábeis; Integridade, Inovação na perspectiva do Controle e Trabalho do TCU sobre os 10 anos da Lei de Cotas.
O grande destaque, entretanto, da programação será o debate sobre ESG, a sigla em inglês que aborda a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance), cujos princípios já adotados nas empresas passam também a ser aplicados nas instituições públicas.
Ao todo, serão quatro palestras sobre o tema. Na quinta-feira, por exemplo, das 11h20 às 12h30 (horário local), está agendada a palestra “ESG: estratégia integrada e avaliação da auditoria”, que será ministrada por Wendel Abreu (@somosauditores). No mesmo dia, das 14h às 15h, ocorrerá a palestra “ESG para organizações públicas”, por Valcemiro Nossa (FUCAPE Business School). Na sexta-feira, das 11h20 às 12h30, está prevista a palestra: “Indicadores de ESG: uma proposta acadêmica”, a ser proferida por Jeferson Alves dos Santos (UNIFAL – MG). A última palestra do evento, das 17h30 às 18h30, terá codmo tema: “iESGo: indicadores de ESG de Organizações Públicas?” e será ministrada por Daniel Jezini (TCU).